"Pedagogia das diferenças": o cineclube como difusão cultural e ação educativa no Ensino Médio Técnico-integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal da Paraíba (IFPB)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Petrônio Pereira da-
Autor(es): dc.contributor.authorMEDEIROS, José Washington de Morais-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-09T12:02:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-09T12:02:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-09-
identificador: dc.identifier.otherPedagogia das diferenças_o cineclube como difusão cultural e ação educativa no Ensino Médio Técnico-integradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739604-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional (PE) intenta institucionalizar um Cineclube como difusão cultural e ação educativa, enquanto Projeto de Extensão, no Instituto Federal de Pernambuco, Campus Ipojuca. A abordagem versa sobre eixos relacionados à masculinidade, raça e etnia (negritude) e gênero e sexualidade (homem gay), no cenário da geração Z. Com a intenção de proporcionar um ambiente de fomento à cultura e à reflexão crítica da realidade sociocultural sobre gênero/sexualidade e étnico-racial, através das produções cinematográficas, o projeto auxiliará no processo de ensino e aprendizagem discente, mediante a integração com a Divisão de Direitos Humanos (DDH), o Núcleo sobre Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) e o Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade (NEGED) à atividade cineclubista, trabalhando as temáticas dos filmes como temas transversais no contexto do ensino. Como resultado, a aplicação do PE e sua fase subsequente, o debate escolar, firmaram o intento da ideação como promovente de ações educativas condutoras de reavaliação e revalidação das verdades postas pela sociedade patriarcal, e sua hegemonia de poder. Esperamos, como replicação em outros contextos escolares, que a utilização deste PE, com produções audiovisuais/cinematográficas sobre raça/etnia, gênero e sexualidade como metodologia de ensino-aprendizagem, potencialize a compreensão sobre as diferenças, e possibilite outras formas de ver e ler a realidade, auxiliando no desenvolvimento do pensamento crítico na conjuntura da formação omnilateral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.216 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNegritudept_BR
Palavras-chave: dc.subjectGaypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeração Zpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Técnico-integradopt_BR
Título: dc.title"Pedagogia das diferenças": o cineclube como difusão cultural e ação educativa no Ensino Médio Técnico-integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTransdisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons