Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Dublante, Carlos André Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mota, Paula Alexandra Trindade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-08T19:26:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-08T19:26:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-06 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739594 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta é uma proposta de caderno de orientações organizada a partir da pesquisa intitulada “Escolha dos gestores escolares: Um estudo na rede pública municipal de Imperatriz-MA”, desenvolvida no Programa de Pós- Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFORPRED), mestrado profissional vinculado ao Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) da Universidade Federal do Maranhão. O caderno tem como objetivo oferecer orientações sobre a eleição para escolha dos gestores escolares e sobre a função dos membros do conselho escolar para efetivação da participação da comunidade na escolha dos gestores, de modo a contribuir com a comunidade escolar, explicitando sua finalidade como um mecanismo de materialização das práticas democráticas na escola pública, os dados foram desenvolvidos através das entrevistas em duas escolas da rede pública municipal de Imperatriz-MA. Em decorrência disso, promoveu-se a elaboração dessa proposta de produto educacional, bem como diante das discussões com os membros do conselho escolar e do seu papel como partcipante no processo de escolha dos gestores escolares, o que trouxe maior motivação para o planejamento desta proposta. Nesta perspectiva, o caderno de orientações torna-se de grande relevância social, uma vez que poderá romper barreiras rumo à gestão democrática e participativa das escolas da rede municipal de Imperatriz. Tal proposta tem como objetivo também de refletir sobre o papel de cada membro do conselho escolar e suas atribuições no processo de escolha do gestor escolar, incentivando a participação cidadã nos assuntos da escola pública. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Administração escolar | pt_BR |
Título: dc.title | Caderno de orientações: eleição para escolha do gestor escolar (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: