Modelagem Matemática: possibilidades para a sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Centro-Oestept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Liane Maria da-
Autor(es): dc.contributor.authorVeronez, Michele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-08T03:19:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-08T03:19:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-
identificador: dc.identifier.otherModelagem Matemática: possibilidades para a sala de aula.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739534-
Resumo: dc.description.abstractA partir do interesse de discutir acerca da Modelagem Matemática a partir de triângulos epistemológicos que consideram os signos produzidos/manifestos por alunos ao longo do desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, construímos triângulos epistemológicos de três atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos de um 4° ano de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado do Paraná, na disciplina de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática. Na dissertação não se tinha como preocupação discutir sobre a viabilidade e potencialidade da implementação de atividades de modelagem matemática na Educação Básica, tampouco, se os conceitos matemáticos emergentes nessas atividades faziam parte do rol de conteúdos indicados nos documentos oficiais que a regem. Contudo, esse olhar foi dado pelas autoras na produção desse produto educacional, que se configura um material de apoio pedagógico. O que fazemos, portanto, neste material de apoio pedagógico é refinar e enriquecer as atividades de modelagem matemática discutidas no texto da dissertação, destacando que tais atividades podem servir de inspiração para o professor da Educação Básica que desejar implementar a Modelagem Matemática em suas aulas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent815 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleModelagem Matemática: possibilidades para a sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons