Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CEPAE / UFG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Manuel, Eliane Rodrigues Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Faria, Vivianne Fleury | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-08T00:21:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-08T00:21:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book Eliane Rodrigues | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739531 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente ebook é um produto educacional que inclui dois contos literários, 10 sequências didáticas, e 8 textos de alunos em resposta às sequências didáticas. Este produto educacional visa auxiliar professores que buscam propiciar a formação de leitura literária de alunos da educação básica ao mesmo tempo que a formação da consciência crítica destes leitores, sobretudo quanto ao tema da discriminação e preconceito raciais. Com estes intuitos, a partir das leituras e discussão dos contos O Embondeiro que sonhava pássaros e Sidney Poitier na barbearia de Feripe Beruberu, ambos contos que compõem o livro Cada home é uma raça, do autor moçambicano Mia Couto, sugere-se 10 sequências didáticas que foram aplicadas em turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II do Colégio Adventista do Jardim Europa (CAJE), em Goiânia, no ano de 2021. Ao final da pesquisa os alunos empreenderam atividades de escrita, aqui também incluídas, que demonstraram tanto um envolvimento satisfatório com os textos literários abordados quanto o discernimento da chaga da discriminação e preconceito racial representados nos contos e que têm correspondência na sociedade brasileira desde sempre, ou seja, compreende-se que os objetivos da pesquisa-ação foram atingidos e, portanto, aqui compartilha-se esta proposta de ensino de literatura. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 958 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação e preconceito racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mia Couto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero conto | pt_BR |
Título: dc.title | A IMPORTÂNCIA DO CONTO DE MIA COUTO PARA FORMAÇÃO DE LEITORES E PARA DISCUSSÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós- Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | LITERATURA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ebook_Eliane_Rodrigues.pdf | 957,75 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739531/2/Ebook_Eliane_Rodrigues.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons