Desenvolvimento de aplicativo no App Inventor 2 - Calculadora de áreas das figuras planas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Admilson Amilcar Martins da-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-06T21:40:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-06T21:40:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-06-
identificador: dc.identifier.otherDesenvolvimento de aplicativo no App Inventor 2 - Calculadora de áreas das figuras planaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739526-
Resumo: dc.description.abstractO Ensino da Matemática vem sofrendo transformações ao longo dos últimos anos. Desta forma, com o intuito de torná-lo mais prazeroso e menos exaustivo para o aluno, muitos educadores vêm buscando inserir novas metodologias que possam contribuir cada vez mais para o processo de ensino e aprendizagem. Buscando-se compartilhar metodologias que venham transformar o modelo expositivo tradicional, adotado ainda por muitos educadores, este livro vem oferecer ferramentas sugestivas que possam auxiliar no processo de ensino da Matemática. As metodologias ativas são crescentes dentro do ambiente escolar; as tecnologias de informação e comunicação conhecidas como “TICs” são importantes ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem adotadas nos dias atuais, tais metodologias focam-se na percepção do aluno como parte integrante, central e ativa para a construção do conhecimento. A tecnologia é, sem dúvida, um dos melhores elementos para se criar um ambiente interativo dentro de sala de aula. Afinal, além de estar muito presente no cotidiano do aluno, traz maior envolvimento e ainda proporciona uma maior participação de todos. Dentro da perspectiva apresentada, este livro tem por objetivo auxiliar o professor de matemática na construção de um aplicativo focado nas “tecnologias digitais” dentro do programa App Inventor 2, desenvolvido para alunos que estão aprendendo sobre conceitos de áreas de figuras planas, ou seja, voltado para o Ensino Fundamental. A partir desta metodologia o aluno será capaz de pessoalmente desenvolver um aplicativo para utilização em aparelhos celulares (smartphone). Segundo o site TechTudo, Google App Inventor é uma ferramenta desenvolvida pela Google que permite a criação de aplicativos dentro do sistema operacional Android, sem que sejam necessários conhecimentos aprofundados de programação. Com estas ferramentas o professor poderá criar uma sala de aula interativa, tornar os alunos mais motivados, engajados e participativos. Através de atividades simples de programação, realizadas de forma individual ou em grupo, o aluno com a orientação do professor de matemática poderá construir o aplicativo que dispomos no referido livro. A partir dos passos adotados por ocasião deste trabalho, tanto professor como aluno, poderão perceber e compartilhar as inúmeras possibilidades que o App Inventor 2 é capaz de oferecer como inovação para o ambiente escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3878pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÁreas das figuras planaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoftware App Inventorpt_BR
Título: dc.titleDesenvolvimento de aplicativo no App Inventor 2 - Calculadora de áreas das figuras planaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais