Pensamento Computacional: O Ensino de Análise Combinatória Utilizando Tecnologia da Informação por meio do Microsoft Excel

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARDOSO, Thiago Diogo Dias-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-06T20:53:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-06T20:53:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-06-
identificador: dc.identifier.otherPensamento Computacional: O Ensino de Análise Combinatória Utilizando Tecnologia da Informação por meio do Microsoft Excelpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739524-
Resumo: dc.description.abstractO presente livro foi elaborado durante a realização do Programa de PósGraduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), sob orientação dos docentes da disciplina de Tecnologias de Informática Aplicadas ao Ensino de Matemática, com a finalidade de contemplar um produto orientador para professores de Matemática utilizarem em suas aulas, buscando ser um mecanismo facilitador para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Este livro possui foco no pensamento computacional para construção de algoritmos na resolução de problemas de matemática, em especial, questões envolvendo o objeto de Análise Combinatória, a partir do software Microsoft Excel, buscando potencializar o ensino do professor e aprendizagem do aluno do referido conteúdo, estudado por alunos do ensino médio e aproximar esta nova tendência moderna em utilizar tecnologia da informação da sala de aula. Nesse contexto, este caderno orientador propõe a construção de 5 processos que auxiliarão na construção e na resolução de problemas de Análise Combinatória, em especial tópicos como Fatorial, Permutação, Arranjo Simples, Combinação Simples e Combinação com Repetição. Primeiramente, será realizada uma abordagem técnica acerca de pensamento computacional e dos tópicos de Análise Combinatória e seu rigor matemático simples, claro e objetivo. Em seguida, será apresentado o Microsoft Excel, seus princípios básicos, fórmulas e inserção de dados. Cabe destacar que o Excel é um programa de planilhas eletrônicas utilizando tabelas para realização de cálculos e apresentação de dados numéricos, percentuais e gráficos, apresentando ao público de interesse deste trabalho, docentes e discentes, diferentes linguagens de apresentar o objeto matemáticos: a linguagem materna, linguagem matemática e linguagem computacional. Assim, este caderno buscar ser um conciliador entre a vontade de ensinar matemática e desenvolver o pensamento computacional discente, e, ainda, para alunos que gostariam de aprender esta área utilizando tecnologia da informação na sala de aula, oportunizando aos estudantes liberdade de criação, autonomia resolutiva e criatividade durante as etapas da construção e resolução de problemas em suas planilhas eletrônicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent596pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Combinatóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExcelpt_BR
Título: dc.titlePensamento Computacional: O Ensino de Análise Combinatória Utilizando Tecnologia da Informação por meio do Microsoft Excelpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais