Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARDOSO, Thiago Diogo Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cinthia Cunha Maradei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-06T20:53:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-06T20:53:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Pensamento Computacional: O Ensino de Análise Combinatória Utilizando Tecnologia da Informação por meio do Microsoft Excel | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739524 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente livro foi elaborado durante a realização do Programa de PósGraduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), sob orientação dos docentes da disciplina de Tecnologias de Informática Aplicadas ao Ensino de Matemática, com a finalidade de contemplar um produto orientador para professores de Matemática utilizarem em suas aulas, buscando ser um mecanismo facilitador para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Este livro possui foco no pensamento computacional para construção de algoritmos na resolução de problemas de matemática, em especial, questões envolvendo o objeto de Análise Combinatória, a partir do software Microsoft Excel, buscando potencializar o ensino do professor e aprendizagem do aluno do referido conteúdo, estudado por alunos do ensino médio e aproximar esta nova tendência moderna em utilizar tecnologia da informação da sala de aula. Nesse contexto, este caderno orientador propõe a construção de 5 processos que auxiliarão na construção e na resolução de problemas de Análise Combinatória, em especial tópicos como Fatorial, Permutação, Arranjo Simples, Combinação Simples e Combinação com Repetição. Primeiramente, será realizada uma abordagem técnica acerca de pensamento computacional e dos tópicos de Análise Combinatória e seu rigor matemático simples, claro e objetivo. Em seguida, será apresentado o Microsoft Excel, seus princípios básicos, fórmulas e inserção de dados. Cabe destacar que o Excel é um programa de planilhas eletrônicas utilizando tabelas para realização de cálculos e apresentação de dados numéricos, percentuais e gráficos, apresentando ao público de interesse deste trabalho, docentes e discentes, diferentes linguagens de apresentar o objeto matemáticos: a linguagem materna, linguagem matemática e linguagem computacional. Assim, este caderno buscar ser um conciliador entre a vontade de ensinar matemática e desenvolver o pensamento computacional discente, e, ainda, para alunos que gostariam de aprender esta área utilizando tecnologia da informação na sala de aula, oportunizando aos estudantes liberdade de criação, autonomia resolutiva e criatividade durante as etapas da construção e resolução de problemas em suas planilhas eletrônicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 596 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Combinatória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Excel | pt_BR |
Título: dc.title | Pensamento Computacional: O Ensino de Análise Combinatória Utilizando Tecnologia da Informação por meio do Microsoft Excel | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Thiago Diogo.pdf | 595,01 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739524/1/Livro Thiago Diogo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: