Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ACRE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARBOSA, LORENA RODRIGUES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOBREGAT, MARIA CRISTINA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOBÃO, MÁRIO SÉRGIO PEDROZA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-07T13:20:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-07T13:20:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | 02 11 PE - LORENA RODRIGUES BARBOSA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739515 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Prezado (a) gestor e gestora, como as políticas de assistência estudantil têm sido planejadas e executadas nos Institutos Federais visando à permanência e êxito de alunos cotistas nos cursos do Ensino Médio Integrado (EMI)? Diante desse questionamento inicial foi desenvolvida a pesquisa no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), resultando na dissertação intitulada “Assistência estudantil como política de permanência e êxito aos alunos cotistas nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco”, e elaborado o guia de orientações intitulado “Assistência Estudantil e a Lei de Cotas: promovendo a permanência e o êxito no ensino médio integrado”. O objetivo principal do guia está em contribuir com a equipe gestora auxiliando-a no desenvolvimento de estratégias relacionadas à permanência e êxito de alunos cotistas beneficiados e não beneficiados com ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O produto educacional não se restringe ao acompanhamento de alunos cotistas dos cursos do EMI, embora esse seja o público alvo da pesquiRETORNAR AO SUMÁRIO 01 02 sa, pois entendemos que tais orientações poderão contribuir com a discussão na busca de elementos para o enfrentamento das dificuldades apresentadas em relação à temática junto aos Institutos Federais. Dessa forma, almejamos que este guia possa auxiliar os gestores e gestoras no acompanhamento de alunos em todas as suas etapas, desde o ingresso até a conclusão do curso. Nesse momento, prezados (as) gestores (as), consideramos que este guia seja visto como um convite à novas formas de acompanhamento de alunos cotistas matriculados no Ifac (Campus Rio Branco). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5060 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência estudanti | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO MÉDIO INTEGRADO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | COTAS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | LEI | pt_BR |
Título: dc.title | ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A LEI DE COTAS: PROMOVENDO A PERMANÊNCIA E ÊXITO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE ENSNIO ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
02 11 PE - LORENA RODRIGUES BARBOSA.pdf | 5,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739515/2/02 11 PE - LORENA RODRIGUES BARBOSA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons