ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A LEI DE COTAS: PROMOVENDO A PERMANÊNCIA E ÊXITO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ACREpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARBOSA, LORENA RODRIGUES-
Autor(es): dc.contributor.authorLOBREGAT, MARIA CRISTINA-
Autor(es): dc.contributor.authorLOBÃO, MÁRIO SÉRGIO PEDROZA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-07T13:20:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-07T13:20:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-22-
identificador: dc.identifier.other02 11 PE - LORENA RODRIGUES BARBOSApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739515-
Resumo: dc.description.abstractPrezado (a) gestor e gestora, como as políticas de assistência estudantil têm sido planejadas e executadas nos Institutos Federais visando à permanência e êxito de alunos cotistas nos cursos do Ensino Médio Integrado (EMI)? Diante desse questionamento inicial foi desenvolvida a pesquisa no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), resultando na dissertação intitulada “Assistência estudantil como política de permanência e êxito aos alunos cotistas nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco”, e elaborado o guia de orientações intitulado “Assistência Estudantil e a Lei de Cotas: promovendo a permanência e o êxito no ensino médio integrado”. O objetivo principal do guia está em contribuir com a equipe gestora auxiliando-a no desenvolvimento de estratégias relacionadas à permanência e êxito de alunos cotistas beneficiados e não beneficiados com ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O produto educacional não se restringe ao acompanhamento de alunos cotistas dos cursos do EMI, embora esse seja o público alvo da pesquiRETORNAR AO SUMÁRIO 01 02 sa, pois entendemos que tais orientações poderão contribuir com a discussão na busca de elementos para o enfrentamento das dificuldades apresentadas em relação à temática junto aos Institutos Federais. Dessa forma, almejamos que este guia possa auxiliar os gestores e gestoras no acompanhamento de alunos em todas as suas etapas, desde o ingresso até a conclusão do curso. Nesse momento, prezados (as) gestores (as), consideramos que este guia seja visto como um convite à novas formas de acompanhamento de alunos cotistas matriculados no Ifac (Campus Rio Branco).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5060pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAssistência estudantipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINO MÉDIO INTEGRADOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCOTASpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLEIpt_BR
Título: dc.titleASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A LEI DE COTAS: PROMOVENDO A PERMANÊNCIA E ÊXITO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE ENSNIO ORIENTADApt_BR
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