Formação continuada de professores de educação física na perspectiva freiriana: diálogos necessários para a inclusão de alunos com deficiência

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Rodrigo Roah-
Autor(es): dc.contributor.authorFumes, Neiza de Lourdes Frederico-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-07T11:40:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-07T11:40:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-24-
identificador: dc.identifier.otherrodrigues_rr_me_prud-170-213pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739513-
Resumo: dc.description.abstractA falta de uma formação específica, em Educação Especial, parece ser a principal dificuldade encontrada pelos(as) professores(as) de Educação Física para inclusão de alunos(as) com deficiência nas aulas. Nesse sentido, objetivou-se dialogar com professores(as) e gestoras de uma comunidade escolar, da cidade de São Bernardo do Campo/SP, sobre a prática pedagógica inclusiva e colaborativamente produzir orientações para a proposição de uma formação continuada para professores de educação física escolar. A partir do conhecimento produzido, foram sugeridas as etapas de sistematização para uma formação continuada dialógica e como estabelecer os conteúdos de uma ação formadora que possibilite a práxis pedagógica inclusiva, a ser proposta para o grupo de professores(as) participantes da Unidade Escolar pesquisada. A pesquisa foi de natureza qualitativa, utilizando o Círculo de Cultura (referencial de Paulo Freire) como método dialógico-investigativo. A partir dele, houve a análise dialógica das falas pela utilização de blocos dialógicos e dos núcleos de significação. Os resultados sobre a compreensão das práticas pedagógicas dos(as) professores(as) participantes evidenciam que todos possuem a preocupação para a efetivação de uma Educação Física de qualidade, que seja agregadora e que permeie os aspectos legais estabelecidos e cobrados para uma Educação Inclusiva, mesmo que suas práticas não coadunem com o que almejam. Como diretrizes propositivas para um processo formativo dialógico, foi perceptível a necessidade de uma nova maneira dos formadores se colocarem no ambiente formativo, de uma maneira aberta e dispostos também a aprenderem com os participantes. Já, a análise dialógica das falas indicam a necessidade de discussão sobre o capacitismo, ensino colaborativo e metodologias ativas. Espera-se uma mudança na prática pedagógica para a inclusão dos(as) alunos(as) com deficiência nas aulas de Educação Física a partir da formação oportunizada. Considera-se que os(as) professores(as) participantes foram capazes de refletir criticamente sobre a sua ação pedagógica, evidenciando fragilidades do sistema que fazem parte e de suas próprias ações no ato da docência. Foram também capazes de trocar experiências exitosas que realizaram, perceber a necessidade de trocas com seus pares para a melhoria de suas práticas, principalmente de ter uma relação mais próxima entre os(as) professores(as) de Educação Física e do AEE.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,18MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Título: dc.titleFormação continuada de professores de educação física na perspectiva freiriana: diálogos necessários para a inclusão de alunos com deficiênciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
rodrigues_rr_me_prud-170-213.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/d6253c3b-63c3-4961-8d18-5c5e71fc533a2,24 MBAdobe PDF/bitstream/capes/739513/2/rodrigues_rr_me_prud-170-213.pdfDownload

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