Tecnologia assistiva sob a ótica da infância: aplicativo Teachh.me e o transtorno do espectro autista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Milene da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorMercado, Elisangela Leal de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-07T11:25:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-07T11:25:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-22-
identificador: dc.identifier.otherrodrigues_ms_me_prud-91-113pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739511-
Resumo: dc.description.abstractA Tecnologia Assistiva (TA) é um importante recurso no processo de aprendizagem, desenvolvimento, comunicação, interação e ampliação da autonomia das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao considerarmos que alguns Aplicativos (apps) também podem ser usados como recursos ou estratégias de TA para crianças com TEA, surgiu o questionamento: o app Teacch.me, que é totalmente gratuito e, portanto, acessível a realidade da escola pública brasileira, pode ser uma TA para crianças com TEA na Educação Infantil (EI)? A TA auxilia no processo de acesso ao currículo escolar, assegura a permanência e o aprendizado de crianças com TEA em ambiente educacional. O uso de apps para dispositivos móveis deve preservar a natureza pedagógica do processo educativo, sem o viés de tratamento clínico. Este estudo objetivou discutir se o app Teacch.me pode ser uma TA para crianças com TEA na EI, considerando às orientações curriculares da EI e, as especificidades da criança com TEA, a luz da Pedagogia da Infância(s). A metodologia consistiu em pesquisa descritiva, qualitativa, de cunho bibliográfico e análise de pesquisa de material digital. A pesquisa bibliográfica partiu de uma Revisão Sistemática sobre TA para crianças com TEA na EI, realizada em artigos, teses e dissertações produzidos na última década. E foi complementada pelos estudos da abordagem histórico-cultural e da Pedagogia da Infância(a), balizadores das análises realizadas ao longo do texto. Com a análise do material digital de aplicativos voltados às crianças com TEA, apresentados na obra de Rodrigues (2020), tendo como critérios iniciais: a) idioma original do app em português; b) versão totalmente gratuita sem a necessidade de fazer compras para desbloquear funções e recursos e, c) classificação de faixa etária: até 06 (seis) anos de idade, o app Teacch.me foi escolhido. Baseado na Análise de Conteúdo as funcionalidades e os jogos educativos que compõem o Teacch.me foram analisados nas categorias: 1) As possibilidades de diálogo do app Teacch.me com às orientações curriculares da Educação Infantil, 2) As contribuições da utilização do App Teacch.me para crianças com TEA e 3) Uso do app Teacch.me como TA para crianças com TEA no universo da EI. O produto educacional desta pesquisa consistiu em um Infográfico Interativo, nomeado como Web-Aulas, a fim de contribuir para a realização de práticas pedagógica inclusivas, na garantia dos direitos de aprender, brincar, participar e se expressar das crianças, em especial às crianças com TEA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent995KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantilpt_BR
Título: dc.titleTecnologia assistiva sob a ótica da infância: aplicativo Teachh.me e o transtorno do espectro autistapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
rodrigues_ms_me_prud-91-113.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/91c00881-a844-4645-8d01-a589ffd95d54995,95 kBAdobe PDF/bitstream/capes/739511/2/rodrigues_ms_me_prud-91-113.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons