Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Samuel Martins Lima de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Locatelli, Aline | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Juliano Tonezer da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-06T13:10:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-06T13:10:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739498 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional consiste em uma sequência didática organizada nas premissas do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), direcionada a professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, visando fornecer subsídios para a promoção de Educação Ambiental (EA) por meio da sistematização dos conteúdos relativos a preservação do meio ambiente, como a gestão correta dos resíduos sólidos, a preservação das matas ciliares, a importância do tratamento do esgoto, o ciclo hidrológico da água dentre outros. Esse trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de pesquisa Práticas Educativas em Ensino de Ciências e Matemática, vinculado a dissertação intitulada “Potencialidades de uma sequência didática com enfoque CTSA no desenvolvimento da educação ambiental no ensino fundamental” sob orientação da Profa. Dra. Aline Locatelli e Coorientação do Prof. Dr. Juliano Tonezer da Silva. Além da sequência didática com enfoque CTSA, esse material de apoio para os professores de Ciências apresenta orientações para acessar um aplicativo para celulares smartphones contendo uma revista digital intitulada PROUSA (Programa de Uso Sustentável da Água). O aplicativo foi desenvolvido com o intuito de ser mais uma forma de facilitar o entendimento sobre as questões ambientais, agora no universo das mídias digitais, e também proporcionar múltiplas formas de aprendizagem, podendo ser usada como uma importante ferramenta educacional. O aplicativo permite navegar por vídeos relacionados ao tema ambiental que está sendo abordado, mais textos e figuras, atividades lúdicas e interativas, por meio da tela do celular. Assim, a sequência didática com enfoque CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) aqui apresentada está permeada por tecnologias digitais (aplicativo PROUSA) e outros recursos. Sugerimos que o presente produto educacional seja utilizado pelos professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, principalmente aqueles que atuam junto ao 6° e/ou 7° anos, ou que almejem abordar os assuntos sobre meio ambiente e a sustentabilidade, pois esse trabalho foi pensado para esse público, porém não é exclusivo a eles, podendo ser utilizado e adaptado para outras turmas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) norteia a inclusão da EA no ambiente escolar de forma interdisciplinar, não como uma disciplina independente das outras, mas inserida nela de forma transversal e integradora. (BRASIL,2018). O produto educacional aqui apresentado está disponível de forma livre e online para os professores de Ciências (ou demais interessados) que desejarem abordar a EA reflexiva, crítica e de forma dinâmica, utilizando-o na íntegra ou em partes, modificando ou adaptando-o de acordo com os objetivos educacionais. Salienta-se que essa sequência didática foi aplicada com estudante de 6° ano do ensino fundamental e um breve relato encontra-se no capítulo intitulado “considerações finais”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15329 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos finais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTSA PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto educacional vinculado a dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 15,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739498/2/PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons