Avaliação Grafomotora

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorGodim, Suelen-
Autor(es): dc.contributor.authorBarca, Ana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-03T19:03:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-03T19:03:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-10-
identificador: dc.identifier.otherAVALIAÇÃO GRAFOMOTORA_FASCÍCULO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS_ FPI-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739479-
Resumo: dc.description.abstractO fascículo de Práticas Inclusivas tem como intuito dispor atividades para o Atendimento Educacional Especializado de alunos público-alvo da Educação Especial, dentre os quais de acordo com a legislação vigente, apontam-se alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Essas atividades englobam um conjunto de habilidades cognitivas, motoras e psicossociais, a fim de progressivamente ser possível mediante a realização contínua e gradativa, verificar os parâmetros de desenvolvimento dos alunos em diversos âmbitos, com ênfase nos processos de desenvolvimento cognitivo, interação e escolarização. A partir das políticas vigentes, no que se refere ao papel que vem sendo estabelecido ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), evidencia-se um grande desafio do professor de Educação Especial no que tange ao currículo do AEE e as propostas metodologias de intervenção pedagógica a serem implementadas no âmbito deste serviço. Observa-se tais mudanças a partir do paradigma de inclusão escolar, divulgada mais fortemente a partir da década de 1990 no Brasil, onde surgem a partir deste contexto, a preocupação em repensar os papeis que a escola regular passa a desempenhar, frente a essa nova realidade da inclusão escolar na perspectiva inclusiva. Esta configuração da Educação Especial, através do AEE e da Sala de Recursos Multifuncionais da escola regular, traz uma nova demanda para a formação e para as práticas dos professores. Compreende-se o AEE como um serviço educacional desempenhado em uma relação estreita ao ensino comum, com o objetivo de complementar e/ou suplementar, a fim de viabilizar e garantir a aprendizagem escolar dos estudantes no ambiente escolar (BRASIL, 2008). Assim, o AEE se configura em um espaço no qual são identificados e são oferecidos estratégias e recursos necessários para que haja condições de aprendizagem fomentando o respeito e considerando as singularidades dos estudantes. Assim, diante da compreensão da totalidade, elaborou-se esta avaliação grafomotora a fim de estabelecer uma proposta metodológica de intervenção pedagógica no intuito de compreender as habilidades motoras que incidem de um modo determinante na aprendizagem da escrita. O material é dividido em etapas pospositivas que possuem o grau de dificuldade paulatinamente aumentado, sendo levado em consideração as condições cognitivas, motoras e as condições de aprendizagem e avaliação do estudante. Dividido em três etapas: Direcionalidade Coordenação visio-motora Decodificação-
Tamanho: dc.format.extent50 Laudas-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação Grafomotora-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especial/inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectFascículo de Práticas Inclusivas-FPI-
Título: dc.titleAvaliação Grafomotora-
Tipo de arquivo: dc.typeapresentação-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Tipo de arquivo: dc.typejogo-
Tipo de arquivo: dc.typeferramentas-
Curso: dc.subject.courseEscola de Aplicação-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCoordenação de Educação Inclusiva-
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons