Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Godim, Suelen | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barca, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-03T19:03:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-03T19:03:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | AVALIAÇÃO GRAFOMOTORA_FASCÍCULO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS_ FPI | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739479 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O fascículo de Práticas Inclusivas tem como intuito dispor atividades para o Atendimento Educacional Especializado de alunos público-alvo da Educação Especial, dentre os quais de acordo com a legislação vigente, apontam-se alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Essas atividades englobam um conjunto de habilidades cognitivas, motoras e psicossociais, a fim de progressivamente ser possível mediante a realização contínua e gradativa, verificar os parâmetros de desenvolvimento dos alunos em diversos âmbitos, com ênfase nos processos de desenvolvimento cognitivo, interação e escolarização. A partir das políticas vigentes, no que se refere ao papel que vem sendo estabelecido ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), evidencia-se um grande desafio do professor de Educação Especial no que tange ao currículo do AEE e as propostas metodologias de intervenção pedagógica a serem implementadas no âmbito deste serviço. Observa-se tais mudanças a partir do paradigma de inclusão escolar, divulgada mais fortemente a partir da década de 1990 no Brasil, onde surgem a partir deste contexto, a preocupação em repensar os papeis que a escola regular passa a desempenhar, frente a essa nova realidade da inclusão escolar na perspectiva inclusiva. Esta configuração da Educação Especial, através do AEE e da Sala de Recursos Multifuncionais da escola regular, traz uma nova demanda para a formação e para as práticas dos professores. Compreende-se o AEE como um serviço educacional desempenhado em uma relação estreita ao ensino comum, com o objetivo de complementar e/ou suplementar, a fim de viabilizar e garantir a aprendizagem escolar dos estudantes no ambiente escolar (BRASIL, 2008). Assim, o AEE se configura em um espaço no qual são identificados e são oferecidos estratégias e recursos necessários para que haja condições de aprendizagem fomentando o respeito e considerando as singularidades dos estudantes. Assim, diante da compreensão da totalidade, elaborou-se esta avaliação grafomotora a fim de estabelecer uma proposta metodológica de intervenção pedagógica no intuito de compreender as habilidades motoras que incidem de um modo determinante na aprendizagem da escrita. O material é dividido em etapas pospositivas que possuem o grau de dificuldade paulatinamente aumentado, sendo levado em consideração as condições cognitivas, motoras e as condições de aprendizagem e avaliação do estudante. Dividido em três etapas: Direcionalidade Coordenação visio-motora Decodificação | - |
Tamanho: dc.format.extent | 50 Laudas | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Grafomotora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial/inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fascículo de Práticas Inclusivas-FPI | - |
Título: dc.title | Avaliação Grafomotora | - |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | - |
Curso: dc.subject.course | Escola de Aplicação | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Coordenação de Educação Inclusiva | - |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO GRAFOMOTORA_FASCÍCULO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS_ FPI.pdf | 57,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739479/4/AVALIAÇÃO GRAFOMOTORA_FASCÍCULO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS_ FPI.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons