Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Fábio José de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-04T00:41:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-04T00:41:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Formação docente em tempos de crise digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739472 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo principal investigar a adoção das novas tecnologias digitais da informação e comunicação pelos professores durante a pandemia e como o uso dessas ferramentas afetou o papel docente no processo de ensino e aprendizagem no retorno das aulas presenciais. Para este estudo o método escolhido foi uma revisão bibliográfica que serviu de base para um estudo de caso observado em uma escola pública de ensino médio do Estado do Ceará localizada na cidade de Ubajara onde se investigou a adoção das TDICs pelos professores durante a pandemia e como o uso dessas tecnologias afetou o seu papel no retorno das aulas presenciais. A coleta de dados se deu por meio de um questionário estruturado via Google Forms onde 29 professores foram ouvidos sobre o assunto. Durante o período de ensino remoto os professores tiveram que se adaptar rapidamente às novas ferramentas e plataformas. Os desafios enfrentados foram significativos, pois tiveram que lidar com questões técnicas como a falta de acesso à internet e dispositivos adequados por parte dos alunos, além de enfrentar dificuldades na adaptação de conteúdos e metodologias para o ambiente digital. Com o retorno das aulas presenciais houve uma maior conscientização sobre a importância da integração das tecnologias no currículo, bem como sobre a necessidade de promover habilidades digitais entre os alunos. A partir dessa experiência, é possível vislumbrar um futuro em que as TDICs sejam utilizadas de forma cada vez mais integrada e efetiva no ambiente educacional e contribuindo para uma educação mais inclusiva, colaborativa e atualizada às demandas da sociedade digital. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1968 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Título: dc.title | Formação docente em tempos de crise: Uma análise do cenário pandêmico e o papel das novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) na prática docente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Formação docente em tempos de crise digital.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739472/2/Formação docente em tempos de crise digital.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons