AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: PSICOMOTORA E PSICOPEDAGÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGodim, Suelen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-03T20:06:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-03T20:06:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-10-
identificador: dc.identifier.otherAVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E PSICOMOTORApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739470-
Resumo: dc.description.abstractO fascículo de Práticas Inclusivas tem como intuito dispor atividades para o Atendimento Educacional Especializado de alunos público-alvo da Educação Especial, dentre os quais de acordo com a legislação vigente, apontam-se alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Essas atividades englobam um conjunto de habilidades cognitivas, motoras e psicossociais, a fim de progressivamente ser possível mediante a realização contínua e gradativa, verificar os parâmetros de desenvolvimento dos alunos em diversos âmbitos, com ênfase nos processos de desenvolvimento cognitivo, interação e escolarização. A partir das políticas vigentes, no que se refere ao papel que vem sendo estabelecido ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), evidencia-se um grande desafio do professor de Educação Especial no que tange ao currículo do AEE e as propostas metodologias de intervenção pedagógica a serem implementadas no âmbito deste serviço. Observa-se tais mudanças a partir do paradigma de inclusão escolar, divulgada mais fortemente a partir da década de 1990 no Brasil, onde surgem a partir deste contexto, a preocupação em repensar os papeis que a escola regular passa a desempenhar, frente a essa nova realidade da inclusão escolar na perspectiva inclusiva. Esta configuração da Educação Especial, através do AEE e da Sala de Recursos Multifuncionais da escola regular, traz uma nova demanda para a formação e para as práticas dos professores. Compreende-se o AEE como um serviço educacional desempenhado em uma relação estreita ao ensino comum, com o objetivo de complementar e/ou suplementar, a fim de viabilizar e garantir a aprendizagem escolar dos estudantes no ambiente escolar (BRASIL, 2008). Assim, o AEE se configura em um espaço no qual são identificados e são oferecidos estratégias e recursos necessários para que haja condições de aprendizagem fomentando o respeito e considerando as singularidades dos estudantes. Assim, diante da compreensão da totalidade, elaborou-se esta avaliação psicopedagógica e psicomotora a fim de estabelecer uma proposta metodológica de intervenção pedagógica no intuito de compreender as habilidades de leitura e escrita adquiridas por esse estudante, assim como as habilidades motoras que incidem de um modo determinante na aprendizagem da escrita. Esta avaliação é Avaliação baseada nas provas de avaliação para escolares em início de alfabetização. OLIVEIRA, A.; CAPELLINI, S. Compreensão da leitura de Palavras e Frases, 2014, com adaptações de ilustrações e dimensões realizadas pela Profa. Dra. Suelen Godim.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent119 LAUDASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF E JPGpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação psicopedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação grafomotorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especial/inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFascículo de Práticas Inclusivaspt_BR
Título: dc.titleAVALIAÇÃO EDUCACIONAL: PSICOMOTORA E PSICOPEDAGÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseEscola de Aplicaçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCoordenação de Educação Inclusivapt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas

Arquivos associados:
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL_PSICOMOTORA E PSICOPEDAGÓGICA_PROFª. DRª. SUELEN GODIM.pdfA avaliação psicopedagógica e psicomotora constitui-se uma proposta metodológica de intervenção pedagógica no intuito de compreender as habilidades de leitura e escrita adquiridas por esse estudante, assim como as habilidades motoras que incidem de um modo determinante na aprendizagem da escrita.53,52 MBAdobe PDF/bitstream/capes/739470/1/AVALIAÇÃO EDUCACIONAL_PSICOMOTORA E PSICOPEDAGÓGICA_PROFª. DRª. SUELEN GODIM.pdfDownload
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL_PSICOMOTORA E PSICOPEDAGÓGICA_PROFª. DRª. SUELEN GODIM.jpgCapa87,8 kBJPEGThumbnail
/bitstream/capes/739470/2/AVALIAÇÃO EDUCACIONAL_PSICOMOTORA E PSICOPEDAGÓGICA_PROFª. DRª. SUELEN GODIM.jpgDownload