
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Paniagua, Cleiseano Emanuel da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-03T17:59:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-03T17:59:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-10 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739461 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O e-book: “O papel da química entre as ciências naturais 2” é constituído por cinco capítulos de livros que abordaram: i) contextualização do ensino de química; ii) técnicas instrumentais aplicadas na identificação de compostos e; iii) utilização de um adsorvente modificado aplicado a remediação ambiental. O primeiro capítulo analisou os pressupostos teóricos das narrativas (auto)biográficas, a partir da apresentação da história de vida de uma professora de química quilombola. Os autores acreditam que entender a própria história se constitui em instrumentalizar a busca pela valorização da própria memória e que esta permaneça viva. Além disso, as narrativas podem apontar para um maior diálogo entre todas as partes que compõem o âmbito escolar. O capítulo 2 apresentou uma revisão bibliográfica em relação ao conhecimento das estratégias e desafios em relação a análise quantitativa de compostos complexos por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC). O autor ressaltou a versatilidade da técnica em função da quantificação de analitos de interesse nas mais diversas matrizes. O terceiro capítulo descreveu a importância da Química Computacional na identificação estrutural de compostos orgânicos a partir de dados: espectroscópicos, cálculos teóricos, métodos computacionais, análises estatísticas e a química quântica. Os autores concluíram que a química computacional é uma ferramenta extremamente útil na elucidação estrutural de compostos orgânicos e facilita na investigação e identificação de novas substâncias orgânicas. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
| Título: dc.title | O papel da química entre as ciências naturais 2 (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| o-papel-da-quimica-entre-as-ciencias-naturais-2.pdf | 4,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739461/1/o-papel-da-quimica-entre-as-ciencias-naturais-2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: