Linguística, letras e artes: interculturalidade e identidades 2 (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorJesus, Sérgio Nunes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-02T13:31:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-02T13:31:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-21-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739452-
Resumo: dc.description.abstractA coleção “Linguística, Letras e Artes: interculturalidade e identidades, volume 1” é uma obra que valida como foco as discussões científicas a partir de pesquisas pautadas nas concepções da linguagem e suas nuances linguística-literárias. Assim, o presente volume além de interdisciplinar tem a preocupação em fundamentar a ‘língua’ de acordo as inúmeras perspectivas enunciativas que vão desde o diálogo, leitura, editorial, vídeo e educação antirracista. Logo, objetiva-se assim, em valorizar as pesquisas e, principalmente, pesquisadores e instituições diversas que corroboram com os respectivos trabalhos e demonstram as expertises de cada uma em dialogar e referendar fatores que possam contribuir expressivamente para o desenvolvimento da linguagem; entre esses apontamentos – elencamos os seguintes textos: Para que o céu não caia: um convite para pensarmos juntos sobre que queremos para nós a partir do que vivenciamos com o COVID-19 e nos tempos de agora – que fundamenta a reflexão a partir da COVOD-19 e os impactos que foram sistematizados no período em questão; vemos também, Martha Graham: na dança, o ativismo de uma gramática – que propõem transformações no âmbito da propaganda e a necessidade de arranjos a partir do ato político; observamos também, o Estatuto das fórmulas rotineiras encabeçadas por “como” pelo olhar da Linguística Funcional – que propõe funcionamento sintático de acordo as ações independentes do contexto discursivo na linguagem; dessa maneira, aponta também, Corpos podados: uma proposta de diálogo entre o verbal e o visual – uma pesquisa bibliográfica que aborda a contribuição feminina no afã literário a sua alteridade. Conquanto, sistematiza os Aspectos gráfico-editoriais presentes em obras literárias mais requisitadas por crianças em processo de alfabetização – a partir de parcerias fundamentais entre Universidade, Pró-Reitoria de Pesquisa e Centro Pedagógico no Estado de Minas Gerais nas escolhas de obras que facilitem o processo de aprendizagem na Educação Básica como essência fundamental na linguagem; outrossim, direciona no texto A representação da mulher no jornal das famílias no Oitocentismo brasileiro – a visão da mulher no texto jornalístico a partir de análise do século XIX como base do corpus pesquisado; complementa com a pesquisa A ficção como representação mimética da realidade: uma leitura de ‘as horas nuas’, de Lygia Fagundes Telles – o valor do romance e suas influências sócio-política-cultural, fatores fundamentais como procedimento analítico em uma obra; e sistematiza a visão do ‘Conto’ em perspectiva reflexiva no cotidiano do ‘sujeito-social’; e finaliza a partir do texto A poética de resistência do caxambu: uma prática insurgente de educação antirracista ¬ que referenda o processo da educação antirracista de acordo as relações da diáspora Decolonial no século XIX. Sendo assim, cumpre a tarefa de não apenas ser uma obra ‘colecionista’, mas uma obra que contribui em aspectos na língua, linguagem, literatura, artes visuais, questão de gênero e, acima de tudo, educacional e no valor à cultura brasileira. Boa leitura a todos – e que nesse diálogo possamos ter contribuído!pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguísticapt_BR
Título: dc.titleLinguística, letras e artes: interculturalidade e identidades 2 (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais