Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IF Sudeste MG | - |
Autor(es): dc.contributor.author | nascimento, Lauriza Quina Barreto de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-01T22:51:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-01T22:51:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | EBookEPTLaurizaNascimento | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739441 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional resultante de pesquisa científica oriunda do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológico (ProfEPT). O Produto Técnico-Tecnológico (PTT) em apresentação, conforma com as orientações previstas na Portaria CAPES 171/2018. Projeta ações sistemáticas (descobrir, conhecer, identificar) um instrumento para subsidiar a formação continuada dos docentes, no contexto dos cursos do Ensino Médio Integrado (EMI) – no ensino híbrido, por estratégias pedagógico-instrucionais (processo), pautadas em Metodologias Ativas (MA), no âmbito da EPT. O desenho pedagógico-instrucional do PTT reúne estratégias para a adoção de Práticas Pedagógicas Integradoras (PPI), pautadas por diferentes métodos/técnicas de MA. A pesquisa mista em adoção, de natureza quali-quantitativa exploratória sequencial, propõe um estudo de avaliação de investigação aplicada, focalizado na estratégia de ensino-aprendizagem, envolvendo coordenadores e professores atuantes no segmento. Os resultados obtidos evidenciam as necessidades estruturantes para a concepção do PTT, alinhados ao referencial teórico adotado para o desenho pedagógico-instrucional do “Guia Referencial Práticas Integradoras por Metodologias Ativas”, baseado nos critérios lacunas elicitadas na pesquisa: i) elaboração de estratégias pedagógico-instrucionais; ii) procedimentos didáticos evidenciados (aplicação, ensino-aprendizagem); iii) organização didático-pedagógica de técnicas de aprendizagem ativa; iv) recursos educacionais baseados na Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); v) flexibilidade dos recursos educacionais adotados no processo ensino-aprendizagem; vi) aplicabilidade de recursos de acessibilidade no desenho instrucional de material didático e; vii) aplicação de técnicas de aprendizagem ativa (complexidade, esforço). O resultado projeta possibilidades da construção de um PTT (Guia Referencial) a subsidiar programas de formação docente, com foco na aprendizagem centrada no aluno, por métodos ativos, a propiciar o protagonismo do alunado na construção do próprio conhecimento, no contexto da educação unitária, politécnica e omnilateral, bases da Educação Profissional Tecnológica(EPT). Propicia obter respostas ao objeto da investigação quanto a: i) necessidades de mudança cultural na formação de professores e a atuação contexto contemporâneo; ii) incentivo a experimentação de novos métodos; iii) utilização do componente social da aprendizagem ativa e; adequação da infraestrutura e layouts de sala de aula, para aplicação das técnicas de MA. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3,971kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design instrucional | - |
Título: dc.title | Guia referencial: Práticas integradoras por metodologias ativas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional EPT | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ebook_EPT_Metodologias_Ativas_Lauriza_Nascimento.pdf | E book Metodologias | 4,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739441/2/Ebook_EPT_Metodologias_Ativas_Lauriza_Nascimento.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons