Guia referencial: Práticas integradoras por metodologias ativas

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Autor(es): dc.contributorIF Sudeste MG-
Autor(es): dc.contributor.authornascimento, Lauriza Quina Barreto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-01T22:51:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-01T22:51:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-09-
identificador: dc.identifier.otherEBookEPTLaurizaNascimento-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739441-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional resultante de pesquisa científica oriunda do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológico (ProfEPT). O Produto Técnico-Tecnológico (PTT) em apresentação, conforma com as orientações previstas na Portaria CAPES 171/2018. Projeta ações sistemáticas (descobrir, conhecer, identificar) um instrumento para subsidiar a formação continuada dos docentes, no contexto dos cursos do Ensino Médio Integrado (EMI) – no ensino híbrido, por estratégias pedagógico-instrucionais (processo), pautadas em Metodologias Ativas (MA), no âmbito da EPT. O desenho pedagógico-instrucional do PTT reúne estratégias para a adoção de Práticas Pedagógicas Integradoras (PPI), pautadas por diferentes métodos/técnicas de MA. A pesquisa mista em adoção, de natureza quali-quantitativa exploratória sequencial, propõe um estudo de avaliação de investigação aplicada, focalizado na estratégia de ensino-aprendizagem, envolvendo coordenadores e professores atuantes no segmento. Os resultados obtidos evidenciam as necessidades estruturantes para a concepção do PTT, alinhados ao referencial teórico adotado para o desenho pedagógico-instrucional do “Guia Referencial Práticas Integradoras por Metodologias Ativas”, baseado nos critérios lacunas elicitadas na pesquisa: i) elaboração de estratégias pedagógico-instrucionais; ii) procedimentos didáticos evidenciados (aplicação, ensino-aprendizagem); iii) organização didático-pedagógica de técnicas de aprendizagem ativa; iv) recursos educacionais baseados na Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); v) flexibilidade dos recursos educacionais adotados no processo ensino-aprendizagem; vi) aplicabilidade de recursos de acessibilidade no desenho instrucional de material didático e; vii) aplicação de técnicas de aprendizagem ativa (complexidade, esforço). O resultado projeta possibilidades da construção de um PTT (Guia Referencial) a subsidiar programas de formação docente, com foco na aprendizagem centrada no aluno, por métodos ativos, a propiciar o protagonismo do alunado na construção do próprio conhecimento, no contexto da educação unitária, politécnica e omnilateral, bases da Educação Profissional Tecnológica(EPT). Propicia obter respostas ao objeto da investigação quanto a: i) necessidades de mudança cultural na formação de professores e a atuação contexto contemporâneo; ii) incentivo a experimentação de novos métodos; iii) utilização do componente social da aprendizagem ativa e; adequação da infraestrutura e layouts de sala de aula, para aplicação das técnicas de MA.-
Tamanho: dc.format.extent3,971kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativas-
Palavras-chave: dc.subjectDesign instrucional-
Título: dc.titleGuia referencial: Práticas integradoras por metodologias ativas-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional EPT-
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