O uso de plásticos e suas consequências: Ensino de Química com enfoque CTS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Jefferson Rodrigo dos-
Autor(es): dc.contributor.authorBaldinato, José Otavio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-01T17:18:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-01T17:18:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-29-
identificador: dc.identifier.otherCADERNO DO PROFESSOR - O USO DE PLÁSTICOS E SUAS CONSEQUÊNCIASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739420-
Resumo: dc.description.abstractEste produto apresenta uma abordagem que visa contemplar os pressupostos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) nas aulas de Química. Partindo da questão sociocientífica "o uso de plásticos e suas consequências", propomos uma sequência didática na qual a Química escolar dialoga com a realidade. Os estudantes são convidados a refletir sobre a presença dos plásticos em diversos contextos e seus impactos na indústria, na economia, na vida social e no meio ambiente, auxiliados pelo(a) professor(a) em sua formação como leitores críticos do mundo. Este produto integra um projeto de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, concluído em 2023, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Apoiamos nosso trabalho no referencial de ensino CTS, considerando sua potencial contribuição para a educação reflexiva, dialógica e problematizadora. Compartilhamos aqui uma sequência didática que consideramos adequada para turmas de 1º ano do Ensino Médio. Entretanto, pela relevância da questão sociocientífica "o uso de plásticos e suas consequências", acreditamos que as atividades podem ser adaptadas para as demais séries do Ensino Médio, incluindo a EJA. Pelo caráter interdisciplinar, a proposta pode ser desenvolvida com a participação de professores de outras disciplinas. A sequência didática demanda 10 encontros de 90 minutos e é composta por atividades individuais e coletivas envolvendo leituras, produção e apreciação de fotografias e vídeos, pesquisas, discussões, produção de relatórios, socialização de percepções e aprendizagens. Os links de sites, textos e vídeos sugeridos foram testados em 29/09/2023. Esperamos que este trabalho contribua para a construção de caminhos para a prática docente reflexiva e a autonomia dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9251kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQSCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectplásticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de químicapt_BR
Título: dc.titleO uso de plásticos e suas consequências: Ensino de Química com enfoque CTSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCiMApt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons