Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Jefferson Rodrigo dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Baldinato, José Otavio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-01T17:18:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-01T17:18:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | CADERNO DO PROFESSOR - O USO DE PLÁSTICOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739420 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto apresenta uma abordagem que visa contemplar os pressupostos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) nas aulas de Química. Partindo da questão sociocientífica "o uso de plásticos e suas consequências", propomos uma sequência didática na qual a Química escolar dialoga com a realidade. Os estudantes são convidados a refletir sobre a presença dos plásticos em diversos contextos e seus impactos na indústria, na economia, na vida social e no meio ambiente, auxiliados pelo(a) professor(a) em sua formação como leitores críticos do mundo. Este produto integra um projeto de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, concluído em 2023, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Apoiamos nosso trabalho no referencial de ensino CTS, considerando sua potencial contribuição para a educação reflexiva, dialógica e problematizadora. Compartilhamos aqui uma sequência didática que consideramos adequada para turmas de 1º ano do Ensino Médio. Entretanto, pela relevância da questão sociocientífica "o uso de plásticos e suas consequências", acreditamos que as atividades podem ser adaptadas para as demais séries do Ensino Médio, incluindo a EJA. Pelo caráter interdisciplinar, a proposta pode ser desenvolvida com a participação de professores de outras disciplinas. A sequência didática demanda 10 encontros de 90 minutos e é composta por atividades individuais e coletivas envolvendo leituras, produção e apreciação de fotografias e vídeos, pesquisas, discussões, produção de relatórios, socialização de percepções e aprendizagens. Os links de sites, textos e vídeos sugeridos foram testados em 29/09/2023. Esperamos que este trabalho contribua para a construção de caminhos para a prática docente reflexiva e a autonomia dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9251kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | CTS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | QSC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | plásticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | pt_BR |
Título: dc.title | O uso de plásticos e suas consequências: Ensino de Química com enfoque CTS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - ENCiMA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons