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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Simone, Michelle de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Malheiro, Cícera Aparecida Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-01T13:16:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-01T13:16:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | simone_ms_me_prud-1-150 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739413 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP e está inserida na Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva e problematiza os processos avaliativos de estudantes com deficiência intelectual (DI). Nesse estudo, questiona-se sobre quais modelos de processos avaliativos estão alinhados com a perspectiva da educação inclusiva? Como sistematizar um guia educacional de orientação para os professores, com a finalidade de ajudá-los na realização de um processo avaliativo considerando os preceitos da educação inclusiva? Sendo assim, foi estabelecido como objetivo geral analisar, a partir dos documentos legais, da literatura e da percepção dos professores, os processos avaliativos no âmbito das práticas da educação inclusiva, com vistas à construção de um guia educacional de uso autoinstrucional para professores que lecionam para estudantes com DI em sistemas regulares de ensino. Para o desenvolvimento metodológico essa pesquisa se pautou na abordagem qualitativa por meio da qual elegeu-se o método exploratório. Assim, os procedimentos investigativos foram desenvolvidos em sete etapas. São elas: 1) revisão da literatura sobre a temática investigada (avaliação e deficiência intelectual); 2) curadoria de produtos educacionais; 3) construção do produto educacional; 4) elaboração do questionário para validação do produto; 5) encaminhamentos do comitê de ética e pesquisa; 6) validação do produto; 7) análise e sistematização dos dados. Nesse estudo, destacase que a avaliação é um processo de reflexão sobre a ação docente e contribui para a reformulação das práticas educacionais, as quais devem ser planejadas para atender a diversidade presente em sala de aula, dentre eles os estudantes com DI. O Guia Educacional, desenvolvido no âmbito dessa pesquisa fornece pistas e orienta sobre como avaliar os estudantes com DI para além dos processos tradicionais. Para isso, esse produto foi organizado com a finalidade de nortear as práticas avaliativas, frente à educação inclusiva no ensino regular, e contribuir para a área, buscando tornar evidentes as práticas avaliativas inclusivas. Nele são ressignificados o acompanhamento educacional dos estudantes com DI, contribuindo na visibilidade dos processos de escolarização desses estudantes, indicando as adequações necessárias tendo em vista a garantia de um processo educativo que seja igualitário. Por meio da análise dos dados, constata-se que o Guia Educacional pode contribuir para reflexões sobre os processos avaliativos destinados aos estudantes com DI, uma vez que apontam para a necessidade de superação dos tipos de avaliação que comumente são utilizadas sem reflexão sobre as suas intencionalidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,76MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | Guia educacional: processos avaliativos destinados aos estudantes com deficiência intelectual | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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simone_ms_me_prud-1-150.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/99304354-ef27-41fe-b88c-dbb41b02823d | 1,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739413/2/simone_ms_me_prud-1-150.pdfDownload |
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