Guia educacional: processos avaliativos destinados aos estudantes com deficiência intelectual

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Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSimone, Michelle de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorMalheiro, Cícera Aparecida Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-01T13:16:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-01T13:16:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-21-
identificador: dc.identifier.othersimone_ms_me_prud-1-150pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739413-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP e está inserida na Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva e problematiza os processos avaliativos de estudantes com deficiência intelectual (DI). Nesse estudo, questiona-se sobre quais modelos de processos avaliativos estão alinhados com a perspectiva da educação inclusiva? Como sistematizar um guia educacional de orientação para os professores, com a finalidade de ajudá-los na realização de um processo avaliativo considerando os preceitos da educação inclusiva? Sendo assim, foi estabelecido como objetivo geral analisar, a partir dos documentos legais, da literatura e da percepção dos professores, os processos avaliativos no âmbito das práticas da educação inclusiva, com vistas à construção de um guia educacional de uso autoinstrucional para professores que lecionam para estudantes com DI em sistemas regulares de ensino. Para o desenvolvimento metodológico essa pesquisa se pautou na abordagem qualitativa por meio da qual elegeu-se o método exploratório. Assim, os procedimentos investigativos foram desenvolvidos em sete etapas. São elas: 1) revisão da literatura sobre a temática investigada (avaliação e deficiência intelectual); 2) curadoria de produtos educacionais; 3) construção do produto educacional; 4) elaboração do questionário para validação do produto; 5) encaminhamentos do comitê de ética e pesquisa; 6) validação do produto; 7) análise e sistematização dos dados. Nesse estudo, destacase que a avaliação é um processo de reflexão sobre a ação docente e contribui para a reformulação das práticas educacionais, as quais devem ser planejadas para atender a diversidade presente em sala de aula, dentre eles os estudantes com DI. O Guia Educacional, desenvolvido no âmbito dessa pesquisa fornece pistas e orienta sobre como avaliar os estudantes com DI para além dos processos tradicionais. Para isso, esse produto foi organizado com a finalidade de nortear as práticas avaliativas, frente à educação inclusiva no ensino regular, e contribuir para a área, buscando tornar evidentes as práticas avaliativas inclusivas. Nele são ressignificados o acompanhamento educacional dos estudantes com DI, contribuindo na visibilidade dos processos de escolarização desses estudantes, indicando as adequações necessárias tendo em vista a garantia de um processo educativo que seja igualitário. Por meio da análise dos dados, constata-se que o Guia Educacional pode contribuir para reflexões sobre os processos avaliativos destinados aos estudantes com DI, uma vez que apontam para a necessidade de superação dos tipos de avaliação que comumente são utilizadas sem reflexão sobre as suas intencionalidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,76MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Título: dc.titleGuia educacional: processos avaliativos destinados aos estudantes com deficiência intelectualpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
simone_ms_me_prud-1-150.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/99304354-ef27-41fe-b88c-dbb41b02823d1,81 MBAdobe PDF/bitstream/capes/739413/2/simone_ms_me_prud-1-150.pdfDownload

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