A importância da rotina escolar para estudantes com transtorno do espectro autista no ensino fundamental

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Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCoutinho, Danielle Binda-
Autor(es): dc.contributor.authorWiezzel, Andreia Cristiane Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-01T11:20:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-01T11:20:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
identificador: dc.identifier.othercoutinho_db_me_prud-1-85pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739406-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva PROFEI na Universidade Estadual Paulista Unesp – Presidente Prudente. O tema deste trabalho aborda a importância da rotina escolar para estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ensino fundamental, especialmente em sua primeira etapa. Este tema remete as minhas reflexões como professora regente e professora de educação especial e, em particular, as experiências com meu único filho de 19 anos com autismo, diante dos desafios encontrados no período da COVID-19, que exigiu uma reestruturação do trabalho docente e das rotinas para a organização das atividades. Diante do presente contexto, o objetivo geral deste trabalho consistiu em investigar a importância da rotina para estudantes com TEA no ensino fundamental, de maneira a contribuir com os professores nesta ocasião. Para tanto, foram definidos como objetivos específicos: 1- compreender as características gerais do TEA; 2- Identificar os impactos que a rotina pode ter à vida escolar desses estudantes e 3- Apresentar sugestões que orientem a organização de rotinas escolares pelos professores. A metodologia utilizada neste estudo qualitativo perpassou a pesquisa bibliográfica e exploratória, baseando-se não somente em políticas públicas de inclusão, como também em pesquisadores que discutem a relevância da rotina para os estudantes com TEA. Os resultados obtidos permitiram perceber que a rotina faz parte da ação pedagógica no sentido de organizar e garantir a realização de atividades importantes ao desenvolvimento dos estudantes e, também, como forma de oferecer segurança emocional ao antecipar a estes as atividades, minimizando tensões e desconfortos. Do ponto de vista cognitivo, foi possível identificar que a rotina auxilia no estímulo de habilidades, como a interação e organização - prejudicadas em decorrência de alterações nas funções executivas - e também na atenção e concentração, trazendo melhores condições para o aprendizado, independência e autonomia. O produto elaborado a partir desta pesquisa apresenta esses resultados em forma de sugestões de trabalho aos professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,19MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRotina escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Título: dc.titleA importância da rotina escolar para estudantes com transtorno do espectro autista no ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
coutinho_db_me_prud-1-85.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/698a2370-7223-401d-af31-9220b76cedae2,25 MBAdobe PDF/bitstream/capes/739406/2/coutinho_db_me_prud-1-85.pdfDownload

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