Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonzales, Daniela de Fátima Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Delmasso, Maria Candida Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-01T10:56:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-01T10:56:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | gonzales_dfb_me_prud-105-128 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739405 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação de Surdos é um tema que tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões, principalmente com a conquista alcançada pela comunidade Surda quanto à inclusão da Educação Bilíngue de Surdos na LDB. Existem documentos oficiais sendo formulados para subsidiar o ensino-aprendizagem desses estudantes de forma que a educação bilíngue se efetive. Diante desse cenário, essa dissertação teve por objetivo refletir sobre as práticas adotadas nas Escolas Bilíngues para Surdos do Município de São Paulo no que tange à Alfabetização e Letramento, além de analisar os entraves enfrentados por estes profissionais no seu fazer pedagógico diário. Utilizando da abordagem de pesquisa qualitativa, buscamos analisar a percepção dos professores bilíngues quanto suas práticas pedagógicas e as dificuldades enfrentadas no “chão da escola”. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras bilíngues que ministram aulas para os estudantes Surdos dos Anos Iniciais de três EMEBS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e utilização de formulários via Google Forms. A análise dos dados se deu segundo os estudos de Bardin (2016). Os resultados sugerem que a Secretaria Municipal de Educação tenha um olhar mais cuidadoso para as formações específicas no que tange aos profissionais das Escolas Bilíngues para Surdos da rede. Nas entrevistas, identificamos que tanto a falta de formação direcionada aos professores bilíngues e gestores atuantes nas EMEBS quanto ao entendimento sobre o que é a Educação Bilíngue trazem embates às metodologias de ensino utilizadas. Sugerimos como Produto Educacional um curso de formação sobre Educação Bilíngue de Surdos a ser oferecido aos gestores das Escolas Bilíngues para Surdos, escolas polos e escolas comuns com estudantes Surdos matriculados. Dessa forma, concluímos que é latente a necessidade de formações que consolidem o fazer pedagógico na perspectiva da Educação Bilíngue, de forma que todos os profissionais atuantes nesses espaços bilíngues saibam com clareza o seu papel no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes Surdos. Somente com essa clareza será possível a construção da Alfabetização e Letramento desses estudantes respeitando as duas línguas com igualdade de status. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 248KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
Título: dc.title | Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino bilíngue de surdos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
gonzales_dfb_me_prud-105-128.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/66d540aa-1f59-4f15-9b01-edd423868f9b | 248,85 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739405/2/gonzales_dfb_me_prud-105-128.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons