Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino bilíngue de surdos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGonzales, Daniela de Fátima Barbosa-
Autor(es): dc.contributor.authorDelMasso, Maria Candida Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-01T10:53:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-01T10:53:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-20-
identificador: dc.identifier.othergonzales_dfb_me_prud-1-104pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739404-
Resumo: dc.description.abstractA educação de Surdos é um tema que tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões, principalmente com a conquista alcançada pela comunidade Surda quanto à inclusão da Educação Bilíngue de Surdos na LDB. Existem documentos oficiais sendo formulados para subsidiar o ensino-aprendizagem desses estudantes de forma que a educação bilíngue se efetive. Diante desse cenário, essa dissertação teve por objetivo refletir sobre as práticas adotadas nas Escolas Bilíngues para Surdos do Município de São Paulo no que tange à Alfabetização e Letramento, além de analisar os entraves enfrentados por estes profissionais no seu fazer pedagógico diário. Utilizando da abordagem de pesquisa qualitativa, buscamos analisar a percepção dos professores bilíngues quanto suas práticas pedagógicas e as dificuldades enfrentadas no “chão da escola”. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras bilíngues que ministram aulas para os estudantes Surdos dos Anos Iniciais de três EMEBS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e utilização de formulários via Google Forms. A análise dos dados se deu segundo os estudos de Bardin (2016). Os resultados sugerem que a Secretaria Municipal de Educação tenha um olhar mais cuidadoso para as formações específicas no que tange aos profissionais das Escolas Bilíngues para Surdos da rede. Nas entrevistas, identificamos que tanto a falta de formação direcionada aos professores bilíngues e gestores atuantes nas EMEBS quanto ao entendimento sobre o que é a Educação Bilíngue trazem embates às metodologias de ensino utilizadas. Sugerimos como Produto Educacional um curso de formação sobre Educação Bilíngue de Surdos a ser oferecido aos gestores das Escolas Bilíngues para Surdos, escolas polos e escolas comuns com estudantes Surdos matriculados. Dessa forma, concluímos que é latente a necessidade de formações que consolidem o fazer pedagógico na perspectiva da Educação Bilíngue, de forma que todos os profissionais atuantes nesses espaços bilíngues saibam com clareza o seu papel no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes Surdos. Somente com essa clareza será possível a construção da Alfabetização e Letramento desses estudantes respeitando as duas línguas com igualdade de status.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,19MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilínguept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Título: dc.titleAlfabetização e letramento: desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino bilíngue de surdospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
gonzales_dfb_me_prud-1-104.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/66d540aa-1f59-4f15-9b01-edd423868f9b1,22 MBAdobe PDF/bitstream/capes/739404/2/gonzales_dfb_me_prud-1-104.pdfDownload

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