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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lobo, Vitor Felipe Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-01T10:44:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-01T10:44:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Paraty Patrimônio Mundial Misto: povos e comunidades tradicionais e o ensino de História na rede municipal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739403 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em 05 de julho de 2019, a cidade de Paraty, localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o título de Patrimônio Mundial Misto, compondo o sítio Paraty e Ilha Grande: Cultura e Biodiversidade. Esse se tornou o primeiro sítio misto, portanto, de caráter cultural e natural, do Brasil. Para tal conquista, foi fundamental a presença de povos e comunidades tradicionais no território do município, juntamente com seus saberes e modos de vida. Dessa maneira, a presente pesquisa pretende apresentar possibilidades para a abordagem da história, cultura e memória dos povos indígenas, quilombolas e caiçaras de Paraty no ensino de História dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal, a partir do título de Patrimônio Mundial Misto. Para esse fim, serão estabelecidas discussões e reflexões sobre quem são e quais são os direitos dos povos e comunidades tradicionais no Brasil, sobre a atuação desses povos nos processos históricos atravessados pela cidade, sobre a própria noção de patrimônio e sua apropriação e mobilização no âmbito local, e também sobre a relação entre Patrimônio e Ensino de História, sendo movidos assim conceitos como Educação Patrimonial, identidade e consciência histórica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.548 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Mundial Misto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Povos e comunidades tradicionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Parat | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | pt_BR |
Título: dc.title | Paraty Patrimônio Mundial Misto: povos e comunidades tradicionais e o ensino de História na rede municipal | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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VITOR FELIPE ALMEIDA LOBO_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739403/2/VITOR FELIPE ALMEIDA LOBO_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
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