Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Harada, Rosecleide Orozimbo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Malheiro, Cícera Aparecida Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-01T13:50:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-01T13:50:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | harada_ro_me_prud_sub-97-121 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739396 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP e está inserida na Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva e tem por objetivo identificar os entraves comunicacionais existentes na educação de estudantes surdos e organizar uma proposta formativa para profissionais da educação de forma que contribua na minimização desses obstáculos. Para tanto, elegeu-se a abordagem qualitativa por meio da qual foi adotado o método bibliográfico e documental. Considerando o objeto investigado, foram desenvolvidas sete etapas procedimentais, nas quais se incluem o planejamento e implementação de um processo formativo organizado a partir da análise do histórico da educação de surdos, as análises dos entraves vivenciados por profissionais da educação e as reflexões sobre as demandas do trabalho colaborativo diante da Educação Inclusiva. Como resultados alcançados: identificou-se que os entraves vão além da comunicação e eles perpassam pela falta do tradutor intérprete, falta de materiais adequados, falta de uma proposta educacional de intervenção. Evidenciou-se que a falta de conhecimento das atribuições dos educadores, tradutores intérpretes e professor especialista tem impedido o avanço educacional de surdos e dificultam no processo de acesso e permanência dos alunos surdos na escola de ensino regular. Constatou-se que quando o primeiro precisa desenvolver os conhecimentos específicos, o segundo interpreta, dando condições de acessibilidade e o último atua de modo complementar nas atividades realizadas na sala regular. Para a construção e sistematização do processo formativo foi utilizado um instrumento chamado de matriz que ajudou na sistematização dos principais elementos. São eles: descrição dos cenários, conteúdo, links dos recursos materiais e descrição das atividades. Os cenários foram construídos a partir de situações vivenciadas pela pesquisadora, ou seja, são cenas reais, momentos em que se perceberam atos excludentes não intencionais da parte da comunidade escolar. Estes foram organizados a partir de trilhas de aprendizagem e foram agrupados em cinco módulos. São eles: Conceituação Histórico e Legislação - Formação de Docentes; Formação e o papel do Intérprete Educacional; Identidade, Língua e Cultura Surda; Visão Clínica-terapêutica; e Educação do estudante surdo e ouvintes. Conclui-se que a inclusão de surdos precisa estar pautada no trabalho colaborativo. Além disto, considera-se que todos precisam apropriar-se de habilidades comunicacionais e pedagógicas que auxiliem na inclusão do estudante surdo em todos os ambientes da instituição de ensino, pois quando a comunicação acontece, como consequência a interação possibilitará o desenvolvimento. Somente desta forma a escola torna-se um ambiente sem barreiras comunicacionais e a inclusão se efetiva de fato. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 616KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Entraves | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | pt_BR |
Título: dc.title | Inacessibilidades despercebidas: a quebra das barreiras existentes na inclusão de estudantes surdos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
harada_ro_me_prud_sub-97-121.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/5bd89fb9-911b-40a1-ae71-0d3254d7eb4e | 616,51 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739396/2/harada_ro_me_prud_sub-97-121.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons