Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Coutinho, Danielle Binda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Wiezzel, Andreia Cristiane Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-01T11:23:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-01T11:23:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | coutinho_db_me_prud-86-110 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739390 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva PROFEI na Universidade Estadual Paulista Unesp – Presidente Prudente. O tema deste trabalho aborda a importância da rotina escolar para estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ensino fundamental, especialmente em sua primeira etapa. Este tema remete as minhas reflexões como professora regente e professora de educação especial e, em particular, as experiências com meu único filho de 19 anos com autismo, diante dos desafios encontrados no período da COVID-19, que exigiu uma reestruturação do trabalho docente e das rotinas para a organização das atividades. Diante do presente contexto, o objetivo geral deste trabalho consistiu em investigar a importância da rotina para estudantes com TEA no ensino fundamental, de maneira a contribuir com os professores nesta ocasião. Para tanto, foram definidos como objetivos específicos: 1- compreender as características gerais do TEA; 2- Identificar os impactos que a rotina pode ter à vida escolar desses estudantes e 3- Apresentar sugestões que orientem a organização de rotinas escolares pelos professores. A metodologia utilizada neste estudo qualitativo perpassou a pesquisa bibliográfica e exploratória, baseando-se não somente em políticas públicas de inclusão, como também em pesquisadores que discutem a relevância da rotina para os estudantes com TEA. Os resultados obtidos permitiram perceber que a rotina faz parte da ação pedagógica no sentido de organizar e garantir a realização de atividades importantes ao desenvolvimento dos estudantes e, também, como forma de oferecer segurança emocional ao antecipar a estes as atividades, minimizando tensões e desconfortos. Do ponto de vista cognitivo, foi possível identificar que a rotina auxilia no estímulo de habilidades, como a interação e organização - prejudicadas em decorrência de alterações nas funções executivas - e também na atenção e concentração, trazendo melhores condições para o aprendizado, independência e autonomia. O produto elaborado a partir desta pesquisa apresenta esses resultados em forma de sugestões de trabalho aos professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 550KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Rotina escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | A importância da rotina escolar para estudantes com transtorno do espectro autista no ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
coutinho_db_me_prud-86-110.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/698a2370-7223-401d-af31-9220b76cedae | 550,61 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739390/2/coutinho_db_me_prud-86-110.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons