Guia Qualidade de Vida é Saúde

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Mesquita, Maia, Sonia Crisrina Ferreira Mônica Messias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-31T16:29:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-31T16:29:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional de Mônica Messias de Mesquitapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739367-
Resumo: dc.description.abstractNa educação, o desenvolvimento do conceito de qualidade de vida do homem requer esforços no tocante à saúde do mesmo, chegando a se tornar uma energia fundamental no cuidado da promoção da saúde de forma ampla, gerando assim uma, construção necessária de se enxergar o mundo, já que, ao longo da história, as transformações econômicas, sociais, políticas e culturais modelaram e modelam o ambiente de trabalho, tornando cada vez mais centralizado o produto e não o processo. Um instrumento para auxiliar a todo processo de formação passa por uma constante e desafiadora prática pedagógica, preocupada com a formação integral e com um desenvolvimento global de seus alunos, portanto, promoção da saúde com foco na qualidade de vida, que, de acordo com NAHAS (2017), a compreensão de qualidade de vida vai além, onde o conceito de qualidade de vida é diferente de pessoa para pessoa e tende a mudar ao longo da vida de cada um. Ainda de acordo com NAHAS (2017), associam-se a essa expressão fatores como: estado de saúde, longevidade, satisfação no trabalho, salário, lazer, relações familiares, disposição, prazer e até espiritualidade. Dessa forma, podemos considerar que qualidade de vida passa pelas práticas corporais em busca da promoção da saúde, que torna o homem capaz de favorecer uma condição de vida mais confortável, chegando assim a propiciar uma maior compreensão dos conhecimentos e habilidades no âmbito pessoal, profissional e social . Portanto, o desenvolvimento deste produto educacional, tem como objetivo trazer à luz o desenvolvimento de temas e práticas que sejam pertinentes à realidade dos estudantes dos cursos técnicos integrados dos Institutos Federais, para assim conhecer e compreender os principais conceitos sobre atividade física, exercício físico e aptidão física; contextualizar a partir das atividades propostas que a saúde e qualidade de vida não se refletem apenas no aspecto biológico, mas também cultural, social, econômico; estimular a reflexão dos alunos acerca de atitudes inclusivas que estimulam o cuidado e o respeito na hora da criação de um estilo de vida saudável; desenvolver atividades práticas que ajudem a formação integral a partir da qualidade de vida. Assim, este guia tem a intenção de ser um instrumento de auxilio e contribuição para as reflexões acerca da temática qualidade de vida no ensino profissionalizante, sendo um agente contribuinte para emergir na formação do trabalhador, a saúde como fonte para qualidade de vida, com temas primordiais no diálogo do seu dia a dia, já que qualidade de vida pode ser uma medida da própria dignidade humana, facilitando a compreensão das necessidades humanas, proporcionado assim, vivências corporais diversificadas e significativas para um a formação integral do homem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,27MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPromoção à saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação humana integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhopt_BR
Título: dc.titleGuia Qualidade de Vida é Saúdept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica,pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons