Vamos falar sobre Gênero e Diversidade Sexual.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Paulo Rogério Caldeira dos-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Daniela Copetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-30T16:53:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-30T16:53:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-08-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739357-
Resumo: dc.description.abstractNosso produto educacional (PE) se tratou de uma Tecnologia Social, mais precisamente um fôlder, que foi desenvolvido para abordar assuntos referentes a Gênero, Diversidade Sexual e Identidades de Gênero. O produto foi validado pela Coordenadora de Ações Afirmativas (CAA) do IFFar e pela ex-presidente do NUGEDIS – Campus Alegrete, e aplicado com a supervisão do Setor de Apoio Pedagógico do Campus Alegrete. O produto foi apresentado aos estudantes do Curso Técnico Integrado em Química, turmas Q20 2 Q30, fazendo que estes pudessem se apropriar deste conhecimento de forma objetiva, sanando as possíveis dúvidas pertinentes à orientação sexual. No desenvolvimento da apresentação do folder, primeiramente foi enviado um questionário tratando a respeito dos temas abordados, para avaliar a necessidade de alguma fala, após constatado a necessidade de intervenção, realizamos um encontro com os alunos, intitulado “Vamos Falar Sobre Gênero e Diversidade sexual”, onde através de slides, de forma didática e interativa levamos ao conhecimento dos estudantes os diferentes conceitos que abrangem a pluralidade de gêneros sexuais. Nessa etapa levamos também ao conhecimento dos estudantes a bandeira oficial da comunidade LGBTQIAPN+, apresentando seu criador, data e evento em que foi utilizada pela primeira vez, assim como o significado de cada uma das cores que compõem a bandeira oficial do movimento. Também procuramos desvendar de forma objetiva a sigla LGBTQIAPN+, particularizando o significado de cada letra, nesse momento apresentamos aos alunos o NUGEDIs, sua formação, finalidades e atribuições, bem como, seu potencial para combater o preconceito, e trouxemos ao conhecimento algumas datas alusivas, de importante contexto histórico para a comunidade. Para finalizarmos a terceira etapa da aplicação e validação de nosso PE, aplicamos um segundo questionário que deveria ser respondido pelos estudantes que participaram desse bate-papo e que responderam voluntariamente ao primeiro questionário. O objetivo dessa segunda etapa de perguntas foi averiguar o conhecimento adquirido pelos estudantes que participaram da atividade, bem como, o grau de satisfação dos estudantes com a atividade desenvolvida. O ponto final da aplicação do nosso PE foi a entrega do fôlder aos estudantes, para que estes pudessem prestigiar e compartilhar esse material, de forma a propagar o conhecimento e sensibilizar a população para que esse tema possa ser debatido em diversos ambientes e da forma mais saudável possível.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade; Gênero; Identidadept_BR
Título: dc.titleVamos falar sobre Gênero e Diversidade Sexual.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons