Desenvolvimento de Aplicativo no App Inventor 2: App Treino de Operações com as operações de Adição e Subtração para uso em sala de recursos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Clovis Laerdson de Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, Waldiomar Sizo-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-30T21:02:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-30T21:02:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-30-
identificador: dc.identifier.otherDesenvolvimento de Aplicativo no App Inventor 2: App Treino de Operações com as operações de Adição e Subtração para uso em sala de recursospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739352-
Resumo: dc.description.abstractEste Livro é parte integrante da disciplina Tecnologias de Informática aplicadas ao ensino de Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA, do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Existem muitos jogos matemáticos e de raciocínio lógico disponíveis para smartphones no mercado, no entanto, a maioria deles são destinados a fomentar nos alunos um desafio de competir e realizar determinadas tarefas em menos tempo. É necessário que esses aplicativos sejam significativos para determinados públicos alvos, e precisam ser supervisionados por profissionais da área e assim, tenham um melhor aproveitamento em sala de recursos multifuncionais , favorecendo o treino pessoal tanto para alunos como para professores que utilizam as salas de recursos. Nesse intuído a proposta foi desenvolver um aplicativo que pudesse atender um público específico: alunos, jovens e adultos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, que apresentam uma dificuldade em relação aos cálculos nas operações básicas de Adição e Subtração. Pessoas nessas condições, em geral, possuem dificuldades na elaboração mental de operações matemáticas. Nesse contexto o diferencial do aplicativo é que deve ser usado com supervisionamento do professor, mas, também, podendo ser utilizado pelo próprio aluno. E constará de dois níveis (1 e 2), onde no nível 1 teremos operações simples, usando valores de 1 até 10 (exemplo: 3 + 8) e quatro opções de respostas; e, no nível 2 as operações serão com dois algarismos, de 11 a 99 (exemplo: 34 + 23), com a mesma quantidade de opções de resposta do nível 1. O aplicativo não apresenta temporizador, como muitos disponíveis; e também, pode-se clicar em respostas diferentes até acertar. Pois em caso de erro, o cálculo poderá ser refeito e verificado outra vez. A base para elaboração do aplicativo é o App Inventor 2 software disponível na web, criado inicialmente pela empresa Google e mantido atualmente pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT. Com ele pode-se desenvolver aplicativos para celulares com sistema Android além de outros sistemas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent723pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectApp Inventor 2pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCalculadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Cognitivapt_BR
Título: dc.titleDesenvolvimento de Aplicativo no App Inventor 2: App Treino de Operações com as operações de Adição e Subtração para uso em sala de recursospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais