Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Priscila | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Douglas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-30T17:21:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-30T17:21:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_educacional_Priscila_Leal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739350 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho busca contribuir para a Educação Matemática, através da elaboração de atividades que estimulem o aumento do engajamento dos estudantes nas aulas de matemática, o qual diminuiu consideravelmente após o período de afastamento da rotina de aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19. Como estratégia metodológica, foi elaborada uma sequência didática fundamentada na teoria da Gamificação com materiais manipuláveis, sem uso de tecnologias digitais. Esta pesquisa teve como público-alvo os alunos de uma turma do 7° ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Foi utilizada uma abordagem qualitativa para a análise dos dados da pesquisa, que foram coletados através de formulários e observação dos alunos nas aulas. Buscou-se comparar o engajamento dos alunos nas aulas de matemática e a relação deles com a disciplina antes e após a aplicação da sequência de atividades gamificadas. Dentre os resultados obtidos nesta pesquisa, destaca-se uma melhora significativa na relação dos alunos com a professora. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.248.192 bytes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas de Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engajamento Estudantil | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática: Gamificação no Ensino Fundamental sem Tecnologias Digitais – possibilidades para aulas de Matemática no 7º ano | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFMAT-UFRRJ | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_educacional_Priscila_Leal.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739350/2/Produto_educacional_Priscila_Leal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons