Sequência Didática: Gamificação no Ensino Fundamental sem Tecnologias Digitais – possibilidades para aulas de Matemática no 7º ano

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira, Priscila-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Douglas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-30T17:21:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-30T17:21:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-31-
identificador: dc.identifier.otherProduto_educacional_Priscila_Lealpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739350-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho busca contribuir para a Educação Matemática, através da elaboração de atividades que estimulem o aumento do engajamento dos estudantes nas aulas de matemática, o qual diminuiu consideravelmente após o período de afastamento da rotina de aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19. Como estratégia metodológica, foi elaborada uma sequência didática fundamentada na teoria da Gamificação com materiais manipuláveis, sem uso de tecnologias digitais. Esta pesquisa teve como público-alvo os alunos de uma turma do 7° ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Foi utilizada uma abordagem qualitativa para a análise dos dados da pesquisa, que foram coletados através de formulários e observação dos alunos nas aulas. Buscou-se comparar o engajamento dos alunos nas aulas de matemática e a relação deles com a disciplina antes e após a aplicação da sequência de atividades gamificadas. Dentre os resultados obtidos nesta pesquisa, destaca-se uma melhora significativa na relação dos alunos com a professora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.248.192 bytespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativas de Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngajamento Estudantilpt_BR
Título: dc.titleSequência Didática: Gamificação no Ensino Fundamental sem Tecnologias Digitais – possibilidades para aulas de Matemática no 7º anopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMAT-UFRRJpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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