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Um olhar para a Educação Física

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipe-
Autor(es): dc.contributor.authorMarleide de Góis Paula, Marco Arlindo Amorim Melo Nery-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-28T20:34:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-28T20:34:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-17-
identificador: dc.identifier.otherUm olhar para a Educação Física-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739337-
Resumo: dc.description.abstractO vídeo documentário "Um olhar para a Educação Física" centra-se no resgate de rememorar o passado por meio da oralidade. Consciente que as lembranças dos indivíduos são permeadas por influências coletivas e o discurso reproduz as ideologias. Pêcheux afirma “que as ideologias não são feitas de ‘ideias’ mas de práticas” (PÊCHEUX, 2014, p.130). O discurso produz sentidos. A analise se baseia no visto, o dito e no sentido. Considerando as falas percebe-se muitos pontos relevantes dito por cada um, que traz sentidos e se complementam, é como costurar dando sentidos, dentro de uma cronologia a ordem que orienta todo discurso e traz muitos sentimentos envolvidos. Em uns o de realização, de empatia, de satisfação de fazer parte, de pertencimento da história. De reconhecer os momentos difíceis e o contexto de cada fase. As vozes presentes no discurso não se anulam e sim, se complementam. Dessa maneira, elas formam uma grande teia de pensamentos, opiniões e posturas. Através das narrativas se constata que no transcurso do tempo houve mudanças significativas, avanços. Mostra que a cada momento existem suas dificuldades. Fica claro que todos percebem a importância das mudanças da educação física a componente curricular, obrigatório e essencial. Percebe-se que existiram esforços para trazer da teoria à prática o que as legislações buscavam aplicar. Mostra uma evolução, mesmo que paulatina. Com momentos de retrocessos, entraves e lutas no caminho. Momentos de desvalorização dos profissionais atuantes. Revela que no percurso tiveram insuficiências, o negar direitos, momentos de privar, separar os gêneros, oferta da disciplina EDF em turnos distinto das demais. Existe a necessidade de continuar construindo espaços e pontes. Com inclusão, diversidade, acompanhamento e o pensar para a integralidade do ser. Turmas mistas favorecem para uma melhor integração, convívio social, respeito ao outro, e a convivência com a diversidade existente na sociedade.-
Tamanho: dc.format.extent47min05s-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypemp4-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectTécnico Integrado-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo documentário-
Título: dc.titleUm olhar para a Educação Física-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
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