Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marleide de Góis Paula, Marco Arlindo Amorim Melo Nery | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-28T20:34:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-28T20:34:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Um olhar para a Educação Física | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739337 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O vídeo documentário "Um olhar para a Educação Física" centra-se no resgate de rememorar o passado por meio da oralidade. Consciente que as lembranças dos indivíduos são permeadas por influências coletivas e o discurso reproduz as ideologias. Pêcheux afirma “que as ideologias não são feitas de ‘ideias’ mas de práticas” (PÊCHEUX, 2014, p.130). O discurso produz sentidos. A analise se baseia no visto, o dito e no sentido. Considerando as falas percebe-se muitos pontos relevantes dito por cada um, que traz sentidos e se complementam, é como costurar dando sentidos, dentro de uma cronologia a ordem que orienta todo discurso e traz muitos sentimentos envolvidos. Em uns o de realização, de empatia, de satisfação de fazer parte, de pertencimento da história. De reconhecer os momentos difíceis e o contexto de cada fase. As vozes presentes no discurso não se anulam e sim, se complementam. Dessa maneira, elas formam uma grande teia de pensamentos, opiniões e posturas. Através das narrativas se constata que no transcurso do tempo houve mudanças significativas, avanços. Mostra que a cada momento existem suas dificuldades. Fica claro que todos percebem a importância das mudanças da educação física a componente curricular, obrigatório e essencial. Percebe-se que existiram esforços para trazer da teoria à prática o que as legislações buscavam aplicar. Mostra uma evolução, mesmo que paulatina. Com momentos de retrocessos, entraves e lutas no caminho. Momentos de desvalorização dos profissionais atuantes. Revela que no percurso tiveram insuficiências, o negar direitos, momentos de privar, separar os gêneros, oferta da disciplina EDF em turnos distinto das demais. Existe a necessidade de continuar construindo espaços e pontes. Com inclusão, diversidade, acompanhamento e o pensar para a integralidade do ser. Turmas mistas favorecem para uma melhor integração, convívio social, respeito ao outro, e a convivência com a diversidade existente na sociedade. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 47min05s | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | mp4 | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Técnico Integrado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeo documentário | - |
Título: dc.title | Um olhar para a Educação Física | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Um Olhar para a Educação Física.mp4 | 2.04 GB | MP4 | /bitstream/capes/739337/2/Um Olhar para a Educação Física.mp4Download |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons