
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, ROSÁLIA CALDAS SANÁBIO DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, CAROLINA DIAS DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-30T13:45:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-30T13:45:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-25 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739331 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This article aims to present a proposal for teaching practice in Geography, with an emphasis on Geographic Climatology, through the use of photographs to interpret climatic phenomena, using these images as a trigger (or motivating elements) to awaken reasoning aware of the topics covered in the classroom. This didactic experience was carried out with students in the 1st year of Technical High School at the Federal Center for Technological Education of Minas Gerais (CEFET-MG), based on the Meaningful Learning of Ausubel and other theorists, highlighting the importance of teaching-learning applied to the reality experienced. by students in their daily lives, seeking to bring theoretical and abstract concepts closer together for a more effective understanding combined with student practice. As a methodology, two teachers from the Department of Geosciences (DGEO), at that institution, supervised a didactic-pedagogical dynamic with 7 (seven) classes, using as a pedagogical resource photographs that portrayed specific climatic phenomena (such as the melting of snow in the desert of Sahara). The aim was to stimulate collaborative learning among its students, seeking to break with the initial view of the fact that, for many students and even teachers, learning about these climate topics is often considered “abstract and complex”. To conclude this didactic proposal, there was a discussion and analysis of the results, considered positive and significant by the teachers, highlighting the greater involvement and development of autonomy of the students involved in this topic. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching Geography | pt_BR |
| Título: dc.title | GEOGRAPHIC REASONING AND CLIMATOLOGY TEACHING IN HIGH SCHOOL: WITH AND BEYOND IMAGES (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: