Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SCARPATI, RAYANE JULIO DA SILVA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | TERRA, VILAM REIS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-29T11:05:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-29T11:05:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_RAYANE JULIO DA SILVA SCARPATI_2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739322 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa proposta de material tem como objetivo principal nortear o trabalho em sala partindo do tema gerador produção de celulose e papel. Buscamos, como um dos nossos objetivos, despertar no aluno a curiosidade, o espírito investigador, questionador e transformador da realidade, buscando possibilidades para resolver problemas do cotidiano e também para que possa propor soluções de problemas da comunidade e sociedade e participar delas, caracterizando o material então com um enfoque CTSA (Ciência – Tecnologia – Sociedade – Ambiente). Pretendemos fornecer aos professores e alunos algumas condições para compreenderem o contexto científico, as etapas do processo e a importância para a sociedade sobre o tema produção de celulose e papel. Seguimos aqui a ideia de Paulo Freire em que os currículos devem priorizar o que é significativo para nossos alunos e essa significação deve ser importante também para a escola e para a comunidade. Optamos pelo trabalho com tema gerador, uma proposta fundamentada na dialogicidade. Os temas se chamam geradores porque partem de discussões e criam várias possibilidades de desdobramentos em outros temas, provocando novas ações para serem trabalhadas. O tema gerador é interessante quando surge da realidade da escola, pois é um meio de envolver e despertar a curiosidade eo interesse nos alunos, já que os conceitos científicos serão trabalhados à medida que são necessários para explicar os processos, no nosso caso, os processos de produção do papel artesanal. É possível também relacionar situações reais a conceitos mais abstratos que ajudem na compreensão a realidade. Nosso objetivo é a elaboração de um material didático que possa auxiliar o professor e ser utilizado pelos alunos que se interessarem em trabalhar por projetos ou com uma disciplina optativa1, relacionando principalmente os conceitos químicos envolvidos em cada etapa da produção de papel, mas buscando também um trabalho interdisciplinar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,56 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Celulose e Papel. Momentos pedagógicos. CTS/CTSA. | pt_BR |
Título: dc.title | QUAL É O MEU PAPEL? UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ENFOQUE CTS/CTSA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons