Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Centro-Oeste | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Luiz, Crissiane Loyse | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Stange, Carlos Eduardo Bittencourt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-28T11:41:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-28T11:41:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | TÉCNICA STOP MOTION DE ANIMAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739298 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os cursos de Formação Inicial de Professores para a Educação Básica em acordo ao art. 2º da Resolução CNE/CP nº 2/2019, de 20 de dezembro de 2019, têm como objetivo: [...] o desenvolvimento, pelo licenciando, das competências gerais previstas na BNCCEducação Básica, bem como das aprendizagens essenciais a serem garantidas aos estudantes, quanto aos aspectos intelectual, físico, cultural, social e emocional de sua formação, tendo como perspectiva o desenvolvimento pleno das pessoas, visando à Educação Integral. (BRASIL, 2019) O sucesso na formação acadêmica é a meta primordial de qualquer programa de ensino, sendo assim, a organização e gestão dos cursos de licenciatura devem prever a integração entre teorias e práticas com a finalidade de qualificar os licenciados para o trabalho. Porém, nem sempre a realidade encontrada nos ambientes educacionais é aquela idealizada durante a formação inicial. Na maioria dos casos ao iniciar suas atividades docentes em instituições escolares, os recém formados se deparam com desmotivação e falta de atenção em sala de aula por parte dos estudantes frente a um longo texto científico, ou até mesmo uma palestra de 30 minutos, o que leva profissionais da educação a buscar novas estratégias didáticas para aplicar em sala de aula. Toda essa conjuntura pode ser explicada em parte pela imersão do ser humano às diferentes Tecnologias da Comunicação e Informação (TDIC) e, também, a habitual convivência com a linguagem tecnológica estabelecida pela nova geração de estudantes que conseguem abstrair de trechos curtos informações, grande quantidade de ideias e conceitos numa velocidade bem superior quando comparada a estudantes de décadas anteriores. A cultura digital é parte integrante da vida da comunidade escolar, não há como fugir dessa realidade. Destaca-se que a Resolução CNE/CP nº 2/2019, já mencionada, traz na competência 2 da Formação Inicial de Professores da Educação Básica “Pesquisar, investigar, refletir, realizar a análise crítica, usar a criatividade e buscar soluções tecnológicas para selecionar, organizar e planejar práticas pedagógicas desafiadoras, coerentes e significativas.” (BRASIL, 2019) (sem grifos no original). Aprofunda-se este raciocínio, esclarecendo as habilidades específicas decorrentes: 2.1.5 Realizar a curadoria educacional, utilizar as tecnologias digitais, os conteúdos virtuais e outros recursos tecnológicos e incorporá-los à prática pedagógica, para potencializar e transformar as experiências de aprendizagem dos estudantes e estimular uma atitude investigativa. 2.4.5 Usar as tecnologias apropriadas nas práticas de ensino. (BRASIL, 2019). 8 Essa característica de formação inicial de professores é resultante dos estudos originados na LDB nº 9.394/1996, de 20 de dezembro 1996, art. 8º que estabelece que “ Os currículos dos cursos de formação de docentes terão por referência a Base Nacional Comum Curricular” (BRASIL, 1996), estando presente como foco na Lei nº 13.417/2017, de 16 de fevereiro de 2017 que destaca as Tecnologias em todas as grandes áreas de Conhecimento, ali organizadas como Itinerários Formativos. (BRASIL, 2017). Os professores devem estar, portanto, atentos a estes desafios presentes no cotidiano escolar buscando estratégias didáticas para além de leituras extensas e estudos prolongados, sendo de suma importância discussões acerca desta temática na formação inicial de professores. Faz-se necessária a busca contínua por alternativas que facilitem aos professores atuantes, ou ainda em fase de formação, desenvolver seu trabalho em sala de aula. O presente produto educacional, em formato de sequência didática, tem, portanto, o objetivo de contribuir com a formação inicial de professores de Biologia, não excluindo, entretanto, os professores atuantes que desejem atualizar seus conhecimentos com práticas ativas em sala de aula. Sendo parte integrante da pesquisa: TECNICA STOP MOTION DE ANIMAÇÃO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA, do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (PPGEN/UNICENTRO), esse material educacional se apresenta como uma potencial possibilidade metodológica com sugestões de ferramentas educacionais como objetos digitais educacionais, produção de animações a partir da técnica Stop Motion e discussões sobre planejamento de aula fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC) proposta por Marco Antonio Moreira (2005; 2010) cujo ponto focal refere-se à crítica como “uma postura crítica, como estratégia de sobrevivência na sociedade contemporânea” (MOREIRA, 2010, p. 4). Espera-se com esse trabalho incentivar a construção de uma prática docente a partir da TASC promovendo a inclusão das TDIC’s dentro de um sistema educacional que acompanhe os avanços tecnológicos da sociedade contemporânea. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 714KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC‟s); aprendizagem significativa; assimilação. | pt_BR |
Título: dc.title | TÉCNICA STOP MOTION DE ANIMAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências e Biologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons