
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | DA SILVA, Aline Russo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | KRAEMER, Graciele Marjana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | DA SILVA, Lexandra Gomes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | DA LUZ, Renata Vanin | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Thiago da Silva e | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-26T14:06:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-26T14:06:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O presente material constitui um trabalho organizado e produzido em parceria entre professores da educação básica e do ensino superior, além de contar com a participação de pesquisadores que tratam da educação de sujeitos com Altas Habilidades ou Superdotação. Trata-se de um material pedagógico que busca, entre outros elementos, apresentar alguns conceitos e concepções para a educação de alunos com Altas Habilidades ou Superdotação, considerando que, em uma política nacional de educação inclusiva, a invisibilização desses sujeitos tem sido um processo recorrente na educação. Em vista da proposta, não objetivamos esgotar as discussões que englobam perspectivas, processos e práticas de educação dos alunos com Altas Habilidades ou Superdotação, ao contrário disso, nos debruçamos em uma breve discussão acerca das terminologias utilizadas quando nos referimos aos alunos com Altas Habilidades ou Superdotação, aspectos emocionais, inteligência, Atendimento Educacional Especializado, Associação Gaúcha de apoio aos sujeitos com Altas Habilidades e uma indicação de filmografia. Trata-se de um convite para pensar aspectos que consideramos relevantes na educação e no processo de inclusão escolar de sujeitos com Altas Habilidades ou Superdotação. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739205 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente material constitui um trabalho organizado e produzido em parceria entre professores da educação básica e do ensino superior, além de contar com a participação de pesquisadores que tratam da educação de sujeitos com Altas Habilidades ou Superdotação. Trata-se de um material pedagógico que busca, entre outros elementos, apresentar alguns conceitos e concepções para a educação de alunos com Altas Habilidades ou Superdotação, considerando que, em uma política nacional de educação inclusiva, a invisibilização desses sujeitos tem sido um processo recorrente na educação. Em vista da proposta, não objetivamos esgotar as discussões que englobam perspectivas, processos e práticas de educação dos alunos com Altas Habilidades ou Superdotação, ao contrário disso, nos debruçamos em uma breve discussão acerca das terminologias utilizadas quando nos referimos aos alunos com Altas Habilidades ou Superdotação, aspectos emocionais, inteligência, Atendimento Educacional Especializado, Associação Gaúcha de apoio aos sujeitos com Altas Habilidades e uma indicação de filmografia. Trata-se de um convite para pensar aspectos que consideramos relevantes na educação e no processo de inclusão escolar de sujeitos com Altas Habilidades ou Superdotação. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Altas Habilidades | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Supoerdotação | pt_BR |
| Título: dc.title | A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PEDAGOGIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EDUCAÇÃO ESPECIAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons