Educação Ambiental Crítica: buscando caminhos para a formação omnilateral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Glaito-
Autor(es): dc.contributor.authorCalixto, Patrícia Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-23T17:37:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-23T17:37:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-23-
identificador: dc.identifier.otherproduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739149-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é resultado da pesquisa intitulada “A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL, CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS ALUNOS DO PROEJA-CAMPUS CHARQUEADAS – IFSUL. Este guia didático foi desenvolvido com intuito de contribuir com a construção de práticas educativas pautadas na perspectiva da formação omnilateral, e destina-se principalmente, a educadores do Ensino Médio Integrado - PROEJA. Assim, buscamos problematizar a Educação Ambiental, apontando os fundamentos para que ela seja compreendida de maneira crítica e emancipadora. A Educação Ambiental (EA) pode ser entendida como um caminho para promover a construção de valores individuais e sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências direcionadas ao cuidado e respeito ao ambiente, à conservação do mesmo e a sua valorização como bem de uso comum, essencial à sadia qualidade de vida e à sustentabilidade do ambiente (BRASIL, 1999), trazendo ao desenvolvimento individual um olhar social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos (BRASIL, 1998). A Educação Ambiental baseada em princípios de solidariedade, cidadania, ética, respeito, valores culturais e de qualidade de vida contribui para o desenvolvimento da cidadania e para a transformação social, contribuindo de várias formas para mudar o meio em que vivemos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10,4 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttransversalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfeptpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProejapt_BR
Título: dc.titleEducação Ambiental Crítica: buscando caminhos para a formação omnilateralpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Produto Educacional.pdfproduto educacional10,75 MBAdobe PDF/bitstream/capes/739149/2/Produto Educacional.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons