Planos além do espaço-tempo: Uma proposta de jogo digital para o ensino de Evolução Estelar e Buracos Negros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacicapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDOS SANTOS, Dionattan Raimundo-
Autor(es): dc.contributor.authorBOLZAN, Marcio de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-23T13:45:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-23T13:45:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherMNPEF_Produto_Educacional_de_Mestrado_Profissional_Dionattan_Raimundo_Turma_2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739146-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido durante a pandemia de Covid-19 e apresenta uma proposta de uso de jogos de RPG como ferramenta educacional para o ensino de Física, com foco nos conceitos de evolução estelar e buracos negros. O jogo desenvolvido no RPG Maker MV apresenta uma narrativa envolvente que conecta os conceitos de Física com a ideia de multiverso, atraindo e engajando os estudantes. A aplicação da atividade em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) mostrou-se bem-sucedida, permitindo alcançar alunos em diferentes localidades e coletar dados detalhados para análise. A comparação dos mapas conceituais antes e depois da atividade revelou uma significativa evolução no entendimento dos temas propostos. Dos 152 alunos participantes, 15 não cumpriram a atividade, 11 alunos obtiveram resultados bem abaixo do esperado, 37 alunos fizeram a atividade pouco abaixo do esperado, 38 alunos realizaram a atividade no mesmo nível, 32 alunos apresentaram desempenho um pouco acima do nível médio e 29 alunos se destacaram com resultados muito acima do nível médio. Contudo, alguns alunos não alcançaram os resultados esperados, sugerindo a necessidade de aprimoramentos na aplicação e identificação de fatores que influenciem o engajamento. Em suma, a utilização de jogos de RPG no ensino de Física se mostra uma alternativa promissora e inovadora, despertando o interesse dos alunos e facilitando a compreensão de conceitos complexos, podendo ser aplicada em diversos contextos educacionais para aprimorar o aprendizado na área de Ciências da Natureza.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,02 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEvolução Estelar.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRPG Maker.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBuracos negros.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPandemia.pt_BR
Título: dc.titlePlanos além do espaço-tempo: Uma proposta de jogo digital para o ensino de Evolução Estelar e Buracos Negrospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons