Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DOS SANTOS, Dionattan Raimundo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BOLZAN, Marcio de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-23T13:45:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-23T13:45:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | MNPEF_Produto_Educacional_de_Mestrado_Profissional_Dionattan_Raimundo_Turma_2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739146 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho foi desenvolvido durante a pandemia de Covid-19 e apresenta uma proposta de uso de jogos de RPG como ferramenta educacional para o ensino de Física, com foco nos conceitos de evolução estelar e buracos negros. O jogo desenvolvido no RPG Maker MV apresenta uma narrativa envolvente que conecta os conceitos de Física com a ideia de multiverso, atraindo e engajando os estudantes. A aplicação da atividade em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) mostrou-se bem-sucedida, permitindo alcançar alunos em diferentes localidades e coletar dados detalhados para análise. A comparação dos mapas conceituais antes e depois da atividade revelou uma significativa evolução no entendimento dos temas propostos. Dos 152 alunos participantes, 15 não cumpriram a atividade, 11 alunos obtiveram resultados bem abaixo do esperado, 37 alunos fizeram a atividade pouco abaixo do esperado, 38 alunos realizaram a atividade no mesmo nível, 32 alunos apresentaram desempenho um pouco acima do nível médio e 29 alunos se destacaram com resultados muito acima do nível médio. Contudo, alguns alunos não alcançaram os resultados esperados, sugerindo a necessidade de aprimoramentos na aplicação e identificação de fatores que influenciem o engajamento. Em suma, a utilização de jogos de RPG no ensino de Física se mostra uma alternativa promissora e inovadora, despertando o interesse dos alunos e facilitando a compreensão de conceitos complexos, podendo ser aplicada em diversos contextos educacionais para aprimorar o aprendizado na área de Ciências da Natureza. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,02 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Evolução Estelar. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | RPG Maker. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Buracos negros. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia. | pt_BR |
Título: dc.title | Planos além do espaço-tempo: Uma proposta de jogo digital para o ensino de Evolução Estelar e Buracos Negros | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons