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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pâmela Bueno Costa, Pâmela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-20T02:25:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-20T02:25:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | A FILOSOFIA COMO TRAVESSIA: UMA APRENDIZAGEM FILOSÓFICA A PARTIR DA LITERATURA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739117 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O eixo central do presente trabalho gira em torno do ensino de filosofia, buscamos proporcionar uma experiência de travessia com a filosofia em sala de aula, a partir dos personagens da literatura. Para essa travessia selecionamos a obra de Goethe Os sofrimentos do jovem Werther e a obra de Clarice Lispector Um Sopro de vida. Os personagens irão conduzir e despertar os alunos à iniciação filosófica são Werther e Ângela Pralini. Partimos da reflexão sobre que é filosofia e ensinar filosofia, na sequência, relatamos a experiência de travessia em sala de aula com os personagens literários. A partir de Benedito Nunes desenvolvemos uma reflexão sobre a relação transacional entre filosofia e literatura. Nosso objetivo consiste em utilizar os romance de Goethe e Clarice como metodologia, isto é, o ponto de partida para a abertura do filosofar. Dessa forma, são cinco problemas filosóficos trabalhados a partir da literatura em sala de aula. Utilizamos como método o descobrimento de conceitos, a partir das leituras dos romances e a experiência dos personagens, os alunos buscam desvelar o problema. Desenvolvemos também uma ficha paradidática com os filósofos para aprofundar a discussão sobre os problemas filosóficos selecionados a partir do romance. Assim, na relação transacional entre o discurso filosófico e literário a travessia acontece e os alunos são tomados pelo desejo e admiração, sobretudo, passam a refletir e pensar a realidade, ou seja, filosofar. Outrossim em processo de autoconhecimento buscam um encontro consigo mesmo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | filosofia, ensino de filosofia, literatura, Werther, Clarice. | pt_BR |
Título: dc.title | A FILOSOFIA COMO TRAVESSIA: UMA APRENDIZAGEM FILOSÓFICA A PARTIR DA LITERATURA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | FILOSOFIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | FILOSOFIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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UNESPAR-PamelaCosta-Turma2017-2019.pdf | 4,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739117/2/UNESPAR-PamelaCosta-Turma2017-2019.pdfDownload |
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