A FILOSOFIA COMO TRAVESSIA: UMA APRENDIZAGEM FILOSÓFICA A PARTIR DA LITERATURA

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPâmela Bueno Costa, Pâmela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-20T02:25:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-20T02:25:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-25-
identificador: dc.identifier.otherA FILOSOFIA COMO TRAVESSIA: UMA APRENDIZAGEM FILOSÓFICA A PARTIR DA LITERATURApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739117-
Resumo: dc.description.abstractO eixo central do presente trabalho gira em torno do ensino de filosofia, buscamos proporcionar uma experiência de travessia com a filosofia em sala de aula, a partir dos personagens da literatura. Para essa travessia selecionamos a obra de Goethe Os sofrimentos do jovem Werther e a obra de Clarice Lispector Um Sopro de vida. Os personagens irão conduzir e despertar os alunos à iniciação filosófica são Werther e Ângela Pralini. Partimos da reflexão sobre que é filosofia e ensinar filosofia, na sequência, relatamos a experiência de travessia em sala de aula com os personagens literários. A partir de Benedito Nunes desenvolvemos uma reflexão sobre a relação transacional entre filosofia e literatura. Nosso objetivo consiste em utilizar os romance de Goethe e Clarice como metodologia, isto é, o ponto de partida para a abertura do filosofar. Dessa forma, são cinco problemas filosóficos trabalhados a partir da literatura em sala de aula. Utilizamos como método o descobrimento de conceitos, a partir das leituras dos romances e a experiência dos personagens, os alunos buscam desvelar o problema. Desenvolvemos também uma ficha paradidática com os filósofos para aprofundar a discussão sobre os problemas filosóficos selecionados a partir do romance. Assim, na relação transacional entre o discurso filosófico e literário a travessia acontece e os alunos são tomados pelo desejo e admiração, sobretudo, passam a refletir e pensar a realidade, ou seja, filosofar. Outrossim em processo de autoconhecimento buscam um encontro consigo mesmo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectfilosofia, ensino de filosofia, literatura, Werther, Clarice.pt_BR
Título: dc.titleA FILOSOFIA COMO TRAVESSIA: UMA APRENDIZAGEM FILOSÓFICA A PARTIR DA LITERATURApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFILOSOFIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFILOSOFIApt_BR
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