ATIVIDADES DE AVENTURA NA NATUREZA: possibilidade interdisciplinar no ensino médio integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMonteiro, Vanessa Cavalcante Tavares-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, André Suêldo Tavares de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-20T20:32:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-20T20:32:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-20-
identificador: dc.identifier.otherATIVIDADES DE AVENTURA NA NATUREZA - possibilidade interdisciplinar no ensino médio integradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739106-
Resumo: dc.description.abstractEste E-book tem o intuito de contribuir na formação integrada de nível médio e efetivação das relações de trabalho, ciência e cultura no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, dentro e fora dos Institutos Federais. A concepção de ensino médio integrado busca a superação do dualismo educacional e a implementação de uma escola unitária, tendo o trabalho como princípio educativo. Esta integração é considerada uma prática educativa indispensável ao desenvolvimento integral dos estudantes, sobretudo de suas características intelectuais, éticas, políticas e sociais (SANT’ANA; LIMA; LEMOS, 2018). A contextualização, a interdisciplinaridade e o compromisso com a transformação social são alguns dos princípios orientadores para a organização dos currículos da educação integrada (ARAÚJO et al., 2015). Nesse sentido, a prática educativa, pedagógica e curricular necessita estar sustentada por valores ético-políticos, históricos e científicos, numa perspectiva integradora e crítico-emancipatória. Entre essas práticas, podemos citar as Práticas Corporais de Aventura (PCA). CAETANO (2019) afirma sobre a importância das PCA na formação integrada profissional de nível médio em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), quando aponta algumas características inerentes a estas práticas, como: o desafio, a superação de limites, vasto potencial integrador, cooperação, solidariedade, a relação com o meio ambiente. Sendo assim, as PCA numa abordagem didática-pedagógica contribuirão para a formação integral do estudante. O autor ainda afirma que tal integração acontece a partir da relação dialógica das PCA com outros temas importantes, por exemplo, meio ambiente, sustentabilidade, valorização do campo, turismo rural ou agroecológico, ecoturismo e lazer. Assim, nossa colaboração para este projeto é aproximar o componente curricular Educação Física aos demais da formação geral e profissional, a partir da abordagem com as Atividades de Aventura na Natureza e seu enfoque interdisciplinar. Este material foi construído de acordo com os objetivos, fundamentos, e metodologias de Produtos Educacionais dos mestrados e doutorados profissionais, com o intuito de “transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local” (Portaria MEC 389/2017). Para esse fim, utilizamos a pesquisa-ação, que consiste em uma ação ou a resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo, ou seja, serão integrados conhecimentos mútuos entre os sujeitos colaboradores (THIOLLENT, 2009). O primeiro capítulo oferece uma compreensão das Atividades de Aventura na Natureza, como elemento emergente no âmbito escolar. No segundo, são apresentados os Aspectos organizacionais das Atividades de Aventura na Natureza, mostrando algumas sugestões importantes para o desenvolvimento efetivo deste tipo de atividade. O terceiro capítulo busca promover uma reflexão sobre os entraves da prática pedagógica interdisciplinar, identificando possíveis diálogos entre as diferentes áreas do saber e as Atividades de Aventura na Natureza. Bem como, a intervenção pedagógica realizada com a pesquisa, na qual resultou este produto educacional. O quarto capítulo destaca as considerações sobre o Ensino Integrado. O quinto capítulo traz uma proposta de Prática Profissional Integrada com as Atividades de Aventura na Natureza, no que diz respeito a carga horária dos componentes curriculares envolvidos, docentes responsáveis, justificativa, objetivos de aprendizagem, conteúdos abordados, metodologia, formas e critérios de avaliação. Então... convidamos os/as docentes do Ensino Médio Integrado, a fazer uso deste material e investir em práticas que vão além das tradicionais. Podemos, juntos(as), trabalhar as Atividades de Aventura na Natureza com um enfoque interdisciplinar e contribuir com a aprendizagem no contexto de Educação Profissional e Tecnológica - EPT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent25.143 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades de Aventurapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleATIVIDADES DE AVENTURA NA NATUREZA: possibilidade interdisciplinar no ensino médio integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons