Tecnologias digitais para a alfabetização de surdos: portfólio digital como suporte pedagógico

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Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Bianca Moraes Dantas-
Autor(es): dc.contributor.authorBataliotti, Soellyn Elene-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-18T12:26:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-18T12:26:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
identificador: dc.identifier.otherreis_bmd_me_prud-1-73pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739062-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa é fruto das discussões e temáticas trabalhadas no decorrer do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - Profei /Unesp – Presidente Prudente. O primeiro Mestrado no Brasil com todas as linhas de pesquisa voltadas para a Educação Inclusiva. As tecnologias aliadas às estratégias educativas para surdos podem fomentar o aprender de forma interativa, estabelecendo novas oportunidades no processo educacional. Dessa forma, a inclusão de surdos torna-se um desafio devido as suas características linguísticas e culturais fundamentadas na percepção visual. E é através da Língua de Sinais que é construída em parâmetros visuoespaciais – o surdo se comunica e percebe o mundo a sua volta. Além disso, é importante considerar que a utilização de recursos e metodologias que explorem a linguagem visuoespacial é de suma importância para o ensino e aprendizagem da Língua de Sinais. Para fundamentar esta pesquisa foram utilizados autores como Gladis Perlin para trazer as Identidades Surdas; Karin Strobel trazendo a cultura surda; Ronice Quadros sobre a aquisição da linguagem; Oliveira, Nascimento e Liz com contribuições sobre o uso e relevância da Tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as orientações oficiais e o procedimento para o planejamento de aulas com alunos surdos no município de Monte Santo – BA, afim de produzir um portfólio de materiais didáticos e recursos tecnológicos que possam ser indicados para a alfabetização de surdos. O produto Educacional Portfólio ou e-portfólio representa uma tentativa de apresentar ao Município de Monte Santo – BA alternativas para a alfabetização de alunos surdos na sala de aula regular com sugestão de atividades e aplicativos que possam contemplar sua identidade surda. Após a análise dos dados ficou evidente que o munícipio veio de uma estagnação no que diz respeito à implantação de políticas alinhadas aos documentos nacionais na construção do PME e do RCMS, pois as políticas locais se restringiam apenas ao acesso à escola. No entanto foi evidenciado que a partir do corrente ano, o início da implementação das salas de AEE tornou-se uma realidade em andamento no munícipio, conforme demonstrado no Relatório de Avaliação do PME. Neste sentido, materiais com orientações práticas, como o e-portfólio, se constitui de grande valia para orientar a atuação do professor junto ao aluno, quando este não pode contar com o apoio de um profissional orientador para da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent687KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSurdezpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
Título: dc.titleTecnologias digitais para a alfabetização de surdos: portfólio digital como suporte pedagógicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
reis_bmd_me_prud-1-73.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/85bf9787-8400-4b11-aac8-2645fc24b070687,55 kBAdobe PDF/bitstream/capes/739062/2/reis_bmd_me_prud-1-73.pdfDownload

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