Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Bianca Moraes Dantas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bataliotti, Soellyn Elene | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-18T12:26:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-18T12:26:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | reis_bmd_me_prud-1-73 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739062 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa é fruto das discussões e temáticas trabalhadas no decorrer do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - Profei /Unesp – Presidente Prudente. O primeiro Mestrado no Brasil com todas as linhas de pesquisa voltadas para a Educação Inclusiva. As tecnologias aliadas às estratégias educativas para surdos podem fomentar o aprender de forma interativa, estabelecendo novas oportunidades no processo educacional. Dessa forma, a inclusão de surdos torna-se um desafio devido as suas características linguísticas e culturais fundamentadas na percepção visual. E é através da Língua de Sinais que é construída em parâmetros visuoespaciais – o surdo se comunica e percebe o mundo a sua volta. Além disso, é importante considerar que a utilização de recursos e metodologias que explorem a linguagem visuoespacial é de suma importância para o ensino e aprendizagem da Língua de Sinais. Para fundamentar esta pesquisa foram utilizados autores como Gladis Perlin para trazer as Identidades Surdas; Karin Strobel trazendo a cultura surda; Ronice Quadros sobre a aquisição da linguagem; Oliveira, Nascimento e Liz com contribuições sobre o uso e relevância da Tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as orientações oficiais e o procedimento para o planejamento de aulas com alunos surdos no município de Monte Santo – BA, afim de produzir um portfólio de materiais didáticos e recursos tecnológicos que possam ser indicados para a alfabetização de surdos. O produto Educacional Portfólio ou e-portfólio representa uma tentativa de apresentar ao Município de Monte Santo – BA alternativas para a alfabetização de alunos surdos na sala de aula regular com sugestão de atividades e aplicativos que possam contemplar sua identidade surda. Após a análise dos dados ficou evidente que o munícipio veio de uma estagnação no que diz respeito à implantação de políticas alinhadas aos documentos nacionais na construção do PME e do RCMS, pois as políticas locais se restringiam apenas ao acesso à escola. No entanto foi evidenciado que a partir do corrente ano, o início da implementação das salas de AEE tornou-se uma realidade em andamento no munícipio, conforme demonstrado no Relatório de Avaliação do PME. Neste sentido, materiais com orientações práticas, como o e-portfólio, se constitui de grande valia para orientar a atuação do professor junto ao aluno, quando este não pode contar com o apoio de um profissional orientador para da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 687KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos tecnológicos | pt_BR |
Título: dc.title | Tecnologias digitais para a alfabetização de surdos: portfólio digital como suporte pedagógico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
reis_bmd_me_prud-1-73.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/85bf9787-8400-4b11-aac8-2645fc24b070 | 687,55 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739062/2/reis_bmd_me_prud-1-73.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons