Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Adriana da Silva Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Danielle Aparecida do Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-18T11:06:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-18T11:06:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | pereira_asm_me_prud-1-108 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739061 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), vinculado à linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos e Educadores para Educação Inclusiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. O estudo visa identificar e sistematizar os conteúdos sobre tecnologia assistiva voltados aos estudantes com deficiência visual (cegueira e baixa visão), e organizar um programa formativo e on-line para aos profissionais da educação que atuam na rede municipal de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, oferecendo uma formação que oportunize não somente identificar os desafios enfrentados pelos profissionais do magistério no trabalho docente com estudantes com deficiência visual, no âmbito das metodologias, estratégias pedagógicas e práticas inclusivas, mas também instrumentalizar esses profissionais para promover uma formação no viés da Educação Inclusiva, utilizando a Tecnologia Assistiva (TA). Optou-se por uma pesquisa com abordagem qualitativa e método descritivo, realizando um percurso epistemológico empírico mediante a construção do Estado do Conhecimento pela seleção de pesquisas científicas realizadas em cursos stricto sensu (mestrado e/ou doutorado) entre os anos de 2015 a 2021 com os seguintes descritores: tecnologia assistiva, deficiência visual e inclusão escolar. O método adotado nessa construção para a elaboração da análise reflexiva qualitativa foi de acordo com Bardin (2021) considerando o agrupamento em categorias: inclusão escolar, formação de professores e políticas públicas levando em consideração três eixos norteadores como categorias: conceito adotado pelo(a) pesquisador(a) em relação à categoria, o modelo de deficiência e as mudanças de paradigmas após a implementação do curso. Como aporte teórico, utilizamos a contribuição da teoria histórico-cultural, os estudos vygotskianos e os princípios da justiça do design. Além disso, os referenciais legais da política da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva também fazem parte da fundamentação teórica desta pesquisa. Ficou evidente no processo de investigação científica, que para elaboração do Produto Educacional (PE) deve considerar os seguintes aspectos: a interseccionalidade, o contexto socioeducacional, as necessidades formativas, as representações históricas e sociais e o modelo de deficiência. Isso irá não somente direcionar as escolhas durante o processo de elaboração do design educacional, como também contribuir para a construção de uma proposta pautada na justiça social, um diferencial que precisa ser considerado na ementa, conteúdo, estratégias/atividades no programa formativo on-line, além de viabilizar o entendimento e a possível formação de redes de apoio colaborativas no ambiente escolar dos agentes que promovem a escolarização e a inclusão escolar dos estudantes com deficiência visual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,18MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
Título: dc.title | Tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual: programa formativo voltado aos docentes da rede municipal de Nova Iguaçu/RJ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
pereira_asm_me_prud-1-108.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/f97863a0-ca07-4247-bd96-9b8b27383c90 | 2,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739061/2/pereira_asm_me_prud-1-108.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons