Oficina pedagógica : contribuições da poesia de Brecht para a formação política na Educação Profissional e Tecnológica

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Costa, dos Santos, Fábio Alexandre Araújo Iany Alves.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-18T10:54:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-18T10:54:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-31-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional 17-10pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739060-
Resumo: dc.description.abstractApresentamos em nosso Produto Educacional uma proposta de Oficina Pedagógica intitulada Contribuições da Poesia de Brecht Para a Formação Política na Educação Profissional e Tecnológica, a qual se refere a um curso de curta duração. Foi pensada para ser desenvolvida com estudantes do Ensino Médio Integrado - EMI, especificamente, na aula de arte/teatro. Ela possui uma carga horária estipulada em 20 horas presenciais e visa apresentar e refletir sobre algumas poesias do teatrólogo alemão Bertolt Brecht. A nossa proposta de oficina tem como principal objetivo fomentar o pensamento crítico e as discussões que norteiam a influência do capitalismo em nossas vidas, bem como o entendimento da dimensão trabalho como princípio educativo, como também sensibilizar para a leitura e reflexão da poesia de Brecht como fio condutor para a reflexão crítica. O trabalho como princípio educativo, na verdade, embasa o currículo da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, proporcionando uma integração entre teoria e prática de uma forma transformadora. A busca por uma educação humana e integral, nesta perspectiva, não prescinde das categorias como trabalho, ciência, cultura e tecnologia, propostas da integração curricular, politecnia e ominiteralidade. Acreditamos que a poesia de Brecht pode ser um caminho para a integração dos saberes sistematizados na escola, despertando uma visão crítica quanto às relações pessoais e atuação profissional dos estudantes, auxiliando para uma formação completa, libertando as ideias e estimulando a emancipação dos estudantes quanto às amarras do capitalismo. Entendemos que a poesia é um gênero textual imprescindível para a formação crítica dos estudantes, sobretudo, a de Bertolt Brecht, por explorar em sua escrita, a luta de classes e a exploração capitalista. Com isso, a concepção do curso adveio pela necessidade desses textos serem mais explorados no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), principalmente no Ensino Médio Integrado (EMI). Compreendemos que incentivar a sua leitura e discussão favorece a compreensão dos jovens sobre o seu posicionamento perante a sua visão do mundo e seu papel social. Propomos como público alvo deste curso, alunos do EMI, entretanto, esta atividade também poderá ser replicada no ensino médio em geral. Neste caso, será desenvolvido em forma de oficina proposta a partir de rodas de conversas para a leitura e discussão dos poemas de Brecht. Como proposta, o curso busca fortalecer a importância da poesia para a formação humana e integral dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent263kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Título: dc.titleOficina pedagógica : contribuições da poesia de Brecht para a formação política na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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