Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Guadagnin, Alessandra Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mercado, Elisangela Leal de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-18T11:50:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-18T11:50:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | guadagnin_aa_me_prud-1-117 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739051 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse estudo tratou da formação docente em serviço no contexto de Inclusão Escolar, a partir da observação das práticas docentes desenvolvidas em uma Unidade de Educação Infantil, cujo objetivo consistiu em desenvolver momentos de formação em serviço para professores da Educação Infantil sobre Inclusão Escolar. Teve como objetivos específicos discutir o papel da Educação Especial na Educação Infantil, observar a prática docente em uma Unidade de Educação Infantil; promover encontros formativos com esses professores sobre Inclusão Escolar no Horário de Trabalho Coletivo e, por fim, promover um olhar ampliado nos professores em relação ao processo de Inclusão Escolar de bebês e crianças nas creches e pré-escolas. Para tal, foi realizado o aprofundamento teórico na temática investigada por meio da discussão dos conceitos referentes a especificidade da Educação Infantil, seus princípios, currículo e a prática pedagógica, interrelacionando esses saberes com os estudos sobre a Educação Especial, Educação Inclusiva e Inclusão Escolar. Para fechamento do constructo teórico foi discutida a Formação de Professores, abordando os desafios postos na atuação com bebês e crianças público-alvo da Educação Especial (PAEE), a importância da formação em serviço, como estratégia para a construção de um sistema educacional inclusivo. A metodologia assumida nessa pesquisa caracteriza-se como qualitativa e como método de investigação a pesquisa colaborativa, que contou com a participação de seis professoras referência de turmas de crianças com quatro e cinco anos de uma Unidade de Educação Infantil de um município de grande porte do interior paulista. Foram aplicados questionários com essas professoras, realizado a observação da prática docente destas e realizados quatro encontros formativos em serviço com todas as professoras da Unidade de Educação Infantil acompanhada. Os resultados dos questionários aplicados e os encontros formativos realizados apontaram a necessidade da oferta de ações formativas em serviço que promovam a discussão e reflexão do cotidiano e dos desafios vividos pelos professores com a Inclusão Escolar e as contribuições no desenvolvimento e aprendizagem das crianças PAEE, a partir do trabalho colaborativo entre as professoras referência e a professora de Educação Especial. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,50MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente em serviço | pt_BR |
Título: dc.title | Formação docente em serviço no contexto da inclusão escolar na educação infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
guadagnin_aa_me_prud-1-117.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/1da99f43-a835-4890-a68b-1bc703e6852e | 1,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739051/2/guadagnin_aa_me_prud-1-117.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons