Formação docente em serviço no contexto da inclusão escolar na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGuadagnin, Alessandra Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorMercado, Elisangela Leal de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-18T11:50:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-18T11:50:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-28-
identificador: dc.identifier.otherguadagnin_aa_me_prud-1-117pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739051-
Resumo: dc.description.abstractEsse estudo tratou da formação docente em serviço no contexto de Inclusão Escolar, a partir da observação das práticas docentes desenvolvidas em uma Unidade de Educação Infantil, cujo objetivo consistiu em desenvolver momentos de formação em serviço para professores da Educação Infantil sobre Inclusão Escolar. Teve como objetivos específicos discutir o papel da Educação Especial na Educação Infantil, observar a prática docente em uma Unidade de Educação Infantil; promover encontros formativos com esses professores sobre Inclusão Escolar no Horário de Trabalho Coletivo e, por fim, promover um olhar ampliado nos professores em relação ao processo de Inclusão Escolar de bebês e crianças nas creches e pré-escolas. Para tal, foi realizado o aprofundamento teórico na temática investigada por meio da discussão dos conceitos referentes a especificidade da Educação Infantil, seus princípios, currículo e a prática pedagógica, interrelacionando esses saberes com os estudos sobre a Educação Especial, Educação Inclusiva e Inclusão Escolar. Para fechamento do constructo teórico foi discutida a Formação de Professores, abordando os desafios postos na atuação com bebês e crianças público-alvo da Educação Especial (PAEE), a importância da formação em serviço, como estratégia para a construção de um sistema educacional inclusivo. A metodologia assumida nessa pesquisa caracteriza-se como qualitativa e como método de investigação a pesquisa colaborativa, que contou com a participação de seis professoras referência de turmas de crianças com quatro e cinco anos de uma Unidade de Educação Infantil de um município de grande porte do interior paulista. Foram aplicados questionários com essas professoras, realizado a observação da prática docente destas e realizados quatro encontros formativos em serviço com todas as professoras da Unidade de Educação Infantil acompanhada. Os resultados dos questionários aplicados e os encontros formativos realizados apontaram a necessidade da oferta de ações formativas em serviço que promovam a discussão e reflexão do cotidiano e dos desafios vividos pelos professores com a Inclusão Escolar e as contribuições no desenvolvimento e aprendizagem das crianças PAEE, a partir do trabalho colaborativo entre as professoras referência e a professora de Educação Especial.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,50MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente em serviçopt_BR
Título: dc.titleFormação docente em serviço no contexto da inclusão escolar na educação infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
guadagnin_aa_me_prud-1-117.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/1da99f43-a835-4890-a68b-1bc703e6852e1,54 MBAdobe PDF/bitstream/capes/739051/2/guadagnin_aa_me_prud-1-117.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons