Tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual: programa formativo voltado aos docentes da rede municipal de Nova Iguaçu/RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Adriana da Silva Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Danielle Aparecida do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-18T11:11:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-18T11:11:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-26-
identificador: dc.identifier.otherpereira_asm_me_prud-108-128pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739049-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), vinculado à linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos e Educadores para Educação Inclusiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. O estudo visa identificar e sistematizar os conteúdos sobre tecnologia assistiva voltados aos estudantes com deficiência visual (cegueira e baixa visão), e organizar um programa formativo e on-line para aos profissionais da educação que atuam na rede municipal de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, oferecendo uma formação que oportunize não somente identificar os desafios enfrentados pelos profissionais do magistério no trabalho docente com estudantes com deficiência visual, no âmbito das metodologias, estratégias pedagógicas e práticas inclusivas, mas também instrumentalizar esses profissionais para promover uma formação no viés da Educação Inclusiva, utilizando a Tecnologia Assistiva (TA). Optou-se por uma pesquisa com abordagem qualitativa e método descritivo, realizando um percurso epistemológico empírico mediante a construção do Estado do Conhecimento pela seleção de pesquisas científicas realizadas em cursos stricto sensu (mestrado e/ou doutorado) entre os anos de 2015 a 2021 com os seguintes descritores: tecnologia assistiva, deficiência visual e inclusão escolar. O método adotado nessa construção para a elaboração da análise reflexiva qualitativa foi de acordo com Bardin (2021) considerando o agrupamento em categorias: inclusão escolar, formação de professores e políticas públicas levando em consideração três eixos norteadores como categorias: conceito adotado pelo(a) pesquisador(a) em relação à categoria, o modelo de deficiência e as mudanças de paradigmas após a implementação do curso. Como aporte teórico, utilizamos a contribuição da teoria histórico-cultural, os estudos vygotskianos e os princípios da justiça do design. Além disso, os referenciais legais da política da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva também fazem parte da fundamentação teórica desta pesquisa. Ficou evidente no processo de investigação científica, que para elaboração do Produto Educacional (PE) deve considerar os seguintes aspectos: a interseccionalidade, o contexto socioeducacional, as necessidades formativas, as representações históricas e sociais e o modelo de deficiência. Isso irá não somente direcionar as escolhas durante o processo de elaboração do design educacional, como também contribuir para a construção de uma proposta pautada na justiça social, um diferencial que precisa ser considerado na ementa, conteúdo, estratégias/atividades no programa formativo on-line, além de viabilizar o entendimento e a possível formação de redes de apoio colaborativas no ambiente escolar dos agentes que promovem a escolarização e a inclusão escolar dos estudantes com deficiência visual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent291KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visualpt_BR
Título: dc.titleTecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual: programa formativo voltado aos docentes da rede municipal de Nova Iguaçu/RJpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
pereira_asm_me_prud-108-128.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/f97863a0-ca07-4247-bd96-9b8b27383c90291.65 kBAdobe PDF/bitstream/capes/739049/2/pereira_asm_me_prud-108-128.pdfDownload

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