Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Artemis | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Sousa Falé, Paulo Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-17T19:36:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-17T19:36:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editoraartemis.com.br/livro/2914/ | - |
identificador: dc.identifier.other | Criação de Resiliência Portuária: Estudo de Caso do Porto do Funchal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739048 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Embora o conhecimento sobre a importância do transporte marítimo tenha vindo a incrementar ao longo dos tempos, fruto do crescimento da economia e interdependência global, a verdade é que para além da sua importância no comercio mundial, o transporte marítimo potenciou significativamente o desenvolvimento socioeconómico das cidades ribeirinhas, permitindo um desenvolvimento positivamente desequilibrado em relação ao interior. A magnitude desta influência, foi proporcional à visão estratégica de investimento e valorização dos portos e do transporte marítimo. O desenvolvimento que se operou nas tecnologias associadas a esta tipologia de transporte, tem permitido a sua massificação e posicionamento de mercado, demonstrando clara evidência das vantagens e da dependência global do transporte marítimo. Não obstante, o impacto das perturbações nas cadeias de abastecimento do transporte marítimo, demonstram igualmente as fragilidades do transporte marítimo, como canal de transmissão, suscetível de desencadear ondas de choque nas cadeias de abastecimento e desta forma paralisar o comércio e as atividades mundiais. Paulo Falé realiza neste trabalho uma análise dos conceitos internacionais, associados ao incremento da resiliência portuária, através de uma sólida investigação empírica, enriquecida com vasta experiência profissional acumulada e integra-os com o modelo de gestão do risco, através do estudo de caso do porto do Funchal. O presente trabalho, embora esteja imbuído de uma perspetiva que que pode ser definida como holística, em virtude de proporcionar uma visão abrangente sobre a temática da resiliência portuária, integra igualmente um conjunto de ferramentas que permitem a construção de modelos de resiliência portuária e de capacitação no âmbito da gestão de emergência e socorro. O presente trabalho permite igualmente uma análise e consulta válida, para observadores dos mais variados níveis académicos, através de uma forte vertente de aplicação prática e do compromisso com o rigor científico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10.000 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ACIDENTES MARÍTIMOS; GESTÃO DO RISCO; PORTO DO FUNCHAL; RESILIÊNCIA | pt_BR |
Título: dc.title | Criação de Resiliência Portuária: Estudo de Caso do Porto do Funchal | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons