Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Romaisson Christofher das Neves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-17T13:01:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-17T13:01:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | RomaissonChristofherdasNevesReis_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739035 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação analisa a relação entre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC's) e o ensino de história, com foco nos impactos da pandemia de COVID-19 no ensino dessa disciplina História, entre os anos de 2020 e 2022. Desse modo a pesquisa foi realizada em uma da rede privada do município de Belém, durante os anos de 2020 a 2022, período que engloba a pandemia. Metodologicamente, esta pesquisa é de cunho qualitativa, pois, utiliza fontes variadas como informativos exposto nas redes sociais e plataformas digitais adotada pela rede privada de ensino como também arquivos pessoais do professor-pesquisador dessa dissertação. Nesse sentido, este trabalho procura responder: como a pandemia afetou a prática e atuação dos professores que ministram a disciplina História no contexto da pandemia? Como esses docentes remodelaram suas práticas no âmbito do ensino remoto emergencial, em especial no uso dos TDIC's? Assim, na tentativa de responder tais questionamentos esse estudo pauta-se na reflexão e o diálogo existente entre a História Digital e o Ensino da História em tempos de pandemia, ancorados em autores(as) tais como Carvalho (2014), Costa (2015), Ferreira (1999), Moraes (2018), Nascimento (2020), Prado (2021) e Tamanini (2019), pois, pode-se perceber a relevância do papel social e educativo na formação da consciência histórica dos estudantes e do próprio trabalho docente. Nessa perspectiva no ensejo dessa dissertação profissional, aponta-se o uso da plataforma Geekie One como ferramenta digital para o ensino de História, principalmente durante a pandemia, pois, auxiliou no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, assim como para a construção de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes, mesmo em contextos adversos (LEMOS, 2020; SILVA, 2021). Nos achados da pesquisa foi possível perceber o impacto mercadológico sobre o ensino de história com destaque para a transição do ensino presencial para o ensino virtual, para além disso, a falta de formação e dificuldades dos professores da redes de ensino em adaptar-se no modelo de ensino remoto emergencial, principalmente quanto ao uso das tecnologias digitais em suas práticas docentes. Por fim, como desdobramento da discussão teórica-metodológica da referida pesquisa, é apresentado o produto-didático como forma de ajudar os(as) professores(as) de História, utilizando a plataforma Wix.com, que possibilita a criação de um blog com recurso digital e educacional. Desse modo, blog denominado “Professor Christofher Reis – Ferramentas digitais para o Ensino de História”, no qual busca reunir materiais e práticas pedagógicas que possam enriquecer o ensino da disciplina em ambientes virtuais, contribuindo para a formação continuada dos educadores(as) que atuam na Educação Básica, bem como para a promoção de uma aprendizagem significativa dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,38 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Aprendizagem Histórica; História Digital; Rede Privada de Ensino; Covid-19. | pt_BR |
Título: dc.title | "Não vai ter nehuma aula hoje?": oportunidades e desafios do ensino de história em tempos de pandemia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RomaissonChristofherdasNevesReis_DissertaçãoFinal.pdf | 3,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739035/2/RomaissonChristofherdasNevesReis_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons