
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, LARISSA PATRÍCIO CAMPOS DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-16T21:53:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-16T21:53:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-10 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739026 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | The hegemonic pedagogical discourse in Brazilian society classifies the school as an appropriate place for the development of certain skills and competencies that meet the interests and needs of children and adolescents, as well as the social and marketing demands imposed by technological innovations and transformations in the Brazilian labor market. XXI century. As a consequence, the knowledge generated through technoscientific discourse originating from such a context becomes a consumer good, a pedagogical commodity produced massively in the urgency of its voracious and almost immediate use. Transformed into a mere object of consumption, knowledge is disguised as a promise of satisfaction, the acquisition of which, in culture, will be made available in different ways to subjects, placed in the position of consumers. Such instrumentalization would destroy the school experience as skholè, time free from productive obligations, a place of equality par excellence (RANCIÈRE, 2018). In fact, according to the French philosopher Jacques Rancière, equality is a process that takes place in the present, in action, and cannot emerge as a promise for the future. School is not a preparation, it is a separation, radically different from the logic of consumer relations, means and ends. In fact, there are school experiences that do not respond to this pedagogical model that we call utilitarian. The aim, therefore, in developing the thesis, is to find school experiences in the city of São Paulo that escape the hegemonic pedagogical vision, with the aim of narrating them, inquiring into the reasons that make them possible in order to contribute to the clarification of another possible meaning for education. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Instrumentalization | pt_BR |
| Título: dc.title | Jacques Rancière and a possible school scene (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| jacques-ranciere-e-uma-cena-escolar-possivel.pdf | 606,29 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739026/1/jacques-ranciere-e-uma-cena-escolar-possivel.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: