Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Jessica Priscila Garcia de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lage, Allene Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-16T02:52:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-16T02:52:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | As concepções sobre o feminismo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738979 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Sabemos que é na adolescência que a sexualidade é geralmente desenvolvida, e que por isso, nessa fase as imposições da sociedade patriarcal têm um grande peso na vida das meninas adolescentes. Pensando nisto, esta pesquisa tem como objetivo geral conhecer que compreensões sobre feminismo as meninas constroem em suas trajetórias até o Ensino Médio. Como estratégia, adotou-se uma pesquisa qualitativa, em uma escola da rede pública estadual do município de Caruaru, Pernambuco. As estudantes do 3º ano do Ensino Médio, sujeitos da pesquisa, relataram suas concepções acerca do feminismo, da mulher e do mercado de trabalho e o papel da escola na discussão das relações de gênero. Através do Método do Caso Alargado, esta pesquisa analisou as percepções sobre a necessidade da discussão de relações de gênero e de feminismo nas escolas, promovendo a reflexão das/os estudantes e buscando romper com os estereótipos do que é ser homem e ser mulher entre as/os adolescentes. É possível perceber que as meninas adolescentes possuem conhecimento do feminismo e da importância da desconstrução das dicotomias homem/mulher, que colocam o homem em posição superior, tornando a mulher submissa. Dessa forma, essas adolescentes buscam problematizar o tema feminismo em sala de aula, buscando ferramentas para romper com essa condição da mulher para a efetivação de uma sociedade livre do machismo e do patriarcado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2039 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Título: dc.title | As concepções sobre o feminismo de meninas do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual do município de Caruaru | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
As concepções sobre o feminismo.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738979/2/As concepções sobre o feminismo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons