Uma proposta de sequência didática para o ensino de citologia com estudantes Surdos do IFRO

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Calamapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRanzula, Luciana Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Diego Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-14T12:24:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-14T12:24:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-11-
identificador: dc.identifier.otherUma proposta de sequência didática para o ensino de citologia com estudantes Surdos do IFROpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738978-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho educativo, independentemente da área do conhecimento, deverá propiciar a emancipação, a liberdade de ação e de pensamento do educando. Seguindo por essa seara, ensinar Biologia numa perspectiva crítico-reflexiva, implica na motivação do indivíduo, aguçando sua curiosidade e ao mesmo tempo, tornando possível a compreensão teoria/prática, no que diz respeito aos fenômenos naturais que ocorrem no cotidiano. No contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), essa indissociabilidade entre a teoria e prática é um dos aspectos que precisa ser destacado, tendo sempre, o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. Assim sendo, o presente material pedagógico é a materialização de uma pesquisa aplicada em Educação, vinculada ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRO, Campus Porto Velho Calama, fruto da Dissertação intitulada “O ENSINO DE BIOLOGIA PARA ESTUDANTES SURDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA”, desenvolvida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em EPT. Trata-se de um Produto Educacional, orientado pelo professor Doutor Diego Soares Carvalho, no qual apresentamos uma Sequência Didática (SD) fundamentada nos pressupostos teóricos de Zabala (1998) e Delizoicov (2012). Em linhas gerais, uma Sequência Didática (SD) pode ser definida como um conjunto de atividades sequenciais progressivas sobre determinado conteúdo, desenvolvido passo a passo, de forma que faça sentido para os aprendizes. Assim, entendemos ser uma boa estratégia de ensino, inserir na prática pedagógica, uma proposta de trabalho constituída por um conjunto de atividades sobre determinado tema, organizadas sequencialmente e interligadas, visando tornar mais eficientes os processos de ensino e de aprendizagem. Assim sendo, elaboramos a SD, na qual apresentamos sugestões de atividades para o trabalho do conteúdo de Citologia, tendo por foco estudantes Surdos do IFRO. Nosso objetivo é levar até você professor (a), uma maneira diferente de trabalhar esse conteúdo no 1o ano do ensino médio integrado, tornando o processo mais significativo e prazeroso para os alunos Surdos e que através do mesmo, possa promover a inclusão no processo de ensino e aprendizagem. Acreditamos que o referido Produto Educacional possibilitará a associação entre teoria e prática, de forma que o aprendiz consiga relacionar os conceitos já adquiridos, mas sem deixar de lado a particularidade de cada estudante.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.513.847 bytespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSequencia didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudante surdopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCitologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEPTpt_BR
Título: dc.titleUma proposta de sequência didática para o ensino de citologia com estudantes Surdos do IFROpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
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