Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JACQUELINE DE CARVALHO VALENTIM | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Odair Diemer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marilyn. A. E. de Matos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-14T20:24:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-14T20:24:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | VERTICALIZAÇÃO NO CAMPUS COXIM: Caminhos de Possibilidades | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738958 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No Brasil, a partir de 2008, com a Lei nº 11.892/2008, foi criado os institutos federais (IFs), que possuem como uma das suas finalidades à verticalização do ensino, logo, a verticalização da estrutura educativa de uma instituição ocorre quando ela é capaz de oferecer cursos em diferentes níveis e modalidades de ensino. A verticalização faz com que os docentes atuem, simultaneamente, em cursos de diferentes níveis de ensino. Há, portanto, a necessidade de ajustar o fazer pedagógico, os conteúdos e a linguagem para atender a públicos com diferentes níveis de amadurecimento intelectual. Diante desse fato, o objetivo central do presente estudo foi analisar a verticalização do ensino no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim, buscando compreender o fazer pedagógico dos docentes em relação à didática e à metodologia utilizadas. Como produto educacional foi desenvolvido um vídeo informativo sobre o fazer pedagógico dos docentes do campus diante da verticalização do ensino. Os instrumentos e procedimentos utilizados na investigação incluíram pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa, aplicação de questionários e entrevistas com os professores do IFMS Campus Coxim que tiveram a experiência de atuar na Educação Básica e no Ensino Superior, ou seja, no ensino verticalizado. Em relação à verticalização do ensino no IFMS Campus Coxim foi constatado que no campus há uma relação de proximidade entre a Educação Superior e a Educação Básica. Os entrevistados avaliaram a verticalização como uma finalidade positiva e necessária ao IFMS e a polivalência por nível de ensino foi percebida tanto como vantagem quanto como desvantagem para o corpo docente do campus, que revelou que um aspecto preocupante é a falta de interesse dos discentes em permanecer na instituição para cursar o nível superior, pois muitos buscam por universidades em outras localidades | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 64.201 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | mp4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissionall e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Integrado | pt_BR |
Título: dc.title | VERTICALIZAÇÃO NO CAMPUS COXIM: Caminhos de Possibilidades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Orientação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Instituo Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Coxim.mp4 | 64,2 MB | MP4 | /bitstream/capes/738958/2/Instituo Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Coxim.mp4Download |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons