Arquivo: Instituo Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Coxim.mp4

VERTICALIZAÇÃO NO CAMPUS COXIM: Caminhos de Possibilidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJACQUELINE DE CARVALHO VALENTIM-
Autor(es): dc.contributor.authorOdair Diemer-
Autor(es): dc.contributor.authorMarilyn. A. E. de Matos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-14T20:24:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-14T20:24:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-09-
identificador: dc.identifier.otherVERTICALIZAÇÃO NO CAMPUS COXIM: Caminhos de Possibilidadespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738958-
Resumo: dc.description.abstractNo Brasil, a partir de 2008, com a Lei nº 11.892/2008, foi criado os institutos federais (IFs), que possuem como uma das suas finalidades à verticalização do ensino, logo, a verticalização da estrutura educativa de uma instituição ocorre quando ela é capaz de oferecer cursos em diferentes níveis e modalidades de ensino. A verticalização faz com que os docentes atuem, simultaneamente, em cursos de diferentes níveis de ensino. Há, portanto, a necessidade de ajustar o fazer pedagógico, os conteúdos e a linguagem para atender a públicos com diferentes níveis de amadurecimento intelectual. Diante desse fato, o objetivo central do presente estudo foi analisar a verticalização do ensino no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim, buscando compreender o fazer pedagógico dos docentes em relação à didática e à metodologia utilizadas. Como produto educacional foi desenvolvido um vídeo informativo sobre o fazer pedagógico dos docentes do campus diante da verticalização do ensino. Os instrumentos e procedimentos utilizados na investigação incluíram pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa, aplicação de questionários e entrevistas com os professores do IFMS Campus Coxim que tiveram a experiência de atuar na Educação Básica e no Ensino Superior, ou seja, no ensino verticalizado. Em relação à verticalização do ensino no IFMS Campus Coxim foi constatado que no campus há uma relação de proximidade entre a Educação Superior e a Educação Básica. Os entrevistados avaliaram a verticalização como uma finalidade positiva e necessária ao IFMS e a polivalência por nível de ensino foi percebida tanto como vantagem quanto como desvantagem para o corpo docente do campus, que revelou que um aspecto preocupante é a falta de interesse dos discentes em permanecer na instituição para cursar o nível superior, pois muitos buscam por universidades em outras localidadespt_BR
Tamanho: dc.format.extent64.201 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypemp4pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionall e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Integradopt_BR
Título: dc.titleVERTICALIZAÇÃO NO CAMPUS COXIM: Caminhos de Possibilidadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrientaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons