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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Jardim Costa, Tatiane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mourão Cardoso, Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida Vieira, Ana Clementina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima Marano, Patrícia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-11T22:34:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-11T22:34:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educativo em cuidados paliativos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738922 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educativo foi pensado no formato de oficinas educativas que serão desenvolvidas com os residentes de enfermagem, nutrição e psicologia. Esta escolha se justifica pelas seguintes razões: A primeira diz respeito à institucionalização do ensino em serviços, através dos movimentos instituintes trazidos pelo produto, pois ele busca acrescentar inovação na formação dos residentes, partindo da premissa de que poderão desenvolver os novos conhecimentos e as novas práticas de cuidado em campo, possibilitando a ampliação, junto com os demais atores socias, de seus conhecimentos sobre CP, colocando em debate os casos vivenciados para sua equipe de atuação. A segunda é que, ao se pensar nos residentes, abre-se a possibilidade de ampliar a abrangência do produto, considerando que, no município cenário do estudo, contamos com 5 unidades da ESF que oferecem campo prático para a RMAB. E, nesses locais, os residentes poderão colaborar com a EPS da equipe de saúde com seus conhecimentos teóricos e práticos sobre CP. A terceira é a oportunidade de integração entre a IES e os serviços. A IES, abrindo espaço para que os profissionais de saúde/preceptores atuem como apoiadores dos residentes na parte teórica das oficinas; e os serviços, oferecendo campo teórico e prático aos residentes para desenvolverem com a equipe de saúde uma nova proposta de cuidado junto aos usuários portadores de doenças crônicas e terminais e às suas famílias. A quarta é a possibilidade de a temática CP na AB ser incorporada ao currículo dos cursos de formação em saúde da IES a partir da experiência das oficinas. A quinta é a aplicabilidade, nas oficinas, dos conceitos do referencial teóricometodológico, propostos por Monceau (2013, 2015), e de seus conceitos operatórios, o que pode ampliar consideravelmente os debates a partir das análises realizadas coletivamente. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Texto | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidados Paliativos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Residência Multiprofissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia de Saúde da Família | pt_BR |
Título: dc.title | Institucionalizando a vida enquanto o coração pulsa: oficina sobre cuidados paliativos - problematização na abordagem ao ensino. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde MPES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Disciplina de conclusão de curso de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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