ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS INICIAIS DE PROBABILIDADE: construção e uso do aplicativo no App Inventor 2

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCRUZ, Sara Silva da Vera-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Admilson Alcantara da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-10-13T09:34:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-10-13T09:34:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-13-
identificador: dc.identifier.otherENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS INICIAIS DE PROBABILIDADE: construção e uso do aplicativo no App Inventor 2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738916-
Resumo: dc.description.abstractNo Brasil o ensino passou por grandes e diversas transformações nas últimas décadas, de maneira particular compreender na Matemática a sua importância para a sociedade de modo geral e para a vida cotidiana. A disciplina matemática em diversas situações tem um sentindo negativo perante os alunos devido à falta de compreensão e motivação dentro da sala de aula. Assim, com dificuldades na aprendizagem os alunos se sentem desmotivados e não conseguem relacionar os conteúdos com seu cotidiano, tornando para muitos uma disciplina sem sentindo gerando um sentimento de rejeição diante dos conteúdos matemáticos. O ensino não é um processo de transmissão de conteúdo, na qual uma disciplina será ensinada de modo isolada, sem: a participação do aluno e a observações diante das modificações da sociedade ao longo dos anos. É preciso, que o ensino atenda às necessidades dos estudantes, considere sua realidade e insira o uso de tecnologias como sendo uma aliada da sala de aula. Assim, o objetivo desse livro é trabalhar o Pensamento Computacional (PC), a partir do desenvolvimento de um aplicativo criado no programa App Inventor 2, no mesmo contém uma calculadora, na qual pode ser trabalhado os conceitos iniciais de Probabilidade. O desenvolvimento deste livro está atrelado ao Pensamento Computacional, pois ele contribui no pensamento matemático, auxiliando na autonomia dos estudantes dentro do ambiente escolar. Ademais, a proposta deste livro consiste na construção de uma calculadora na qual dará ao usuário o resultado simultaneamente em Probabilidade e Porcentagem, Tem-se como objetivo de trabalhar os conceitos iniciais básicos do Ensino de Probabilidade. Portanto, a proposta desse material se direciona para os professores de matemática e alunos que queiram trabalhar o Pensamento Computacional e aprender sobre a construção de um aplicativo, ganhando habilidade e aprimorando seu conhecimento. O professor ao utilizar terá o papel de mediador e auxiliador na construção do aplicativo com seu aluno, proporcionando para o mesmo autonomia, liberdade, independência e autossuficiência para pensar nas etapas ou em algo que ele queira acrescentar em uma criação própria.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2568pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Probabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectApp Inventorpt_BR
Título: dc.titleENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS INICIAIS DE PROBABILIDADE: construção e uso do aplicativo no App Inventor 2pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais