Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CRUZ, Sara Silva da Vera | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cinthia Cunha Maradei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Admilson Alcantara da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-10-13T09:34:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-10-13T09:34:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS INICIAIS DE PROBABILIDADE: construção e uso do aplicativo no App Inventor 2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738916 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No Brasil o ensino passou por grandes e diversas transformações nas últimas décadas, de maneira particular compreender na Matemática a sua importância para a sociedade de modo geral e para a vida cotidiana. A disciplina matemática em diversas situações tem um sentindo negativo perante os alunos devido à falta de compreensão e motivação dentro da sala de aula. Assim, com dificuldades na aprendizagem os alunos se sentem desmotivados e não conseguem relacionar os conteúdos com seu cotidiano, tornando para muitos uma disciplina sem sentindo gerando um sentimento de rejeição diante dos conteúdos matemáticos. O ensino não é um processo de transmissão de conteúdo, na qual uma disciplina será ensinada de modo isolada, sem: a participação do aluno e a observações diante das modificações da sociedade ao longo dos anos. É preciso, que o ensino atenda às necessidades dos estudantes, considere sua realidade e insira o uso de tecnologias como sendo uma aliada da sala de aula. Assim, o objetivo desse livro é trabalhar o Pensamento Computacional (PC), a partir do desenvolvimento de um aplicativo criado no programa App Inventor 2, no mesmo contém uma calculadora, na qual pode ser trabalhado os conceitos iniciais de Probabilidade. O desenvolvimento deste livro está atrelado ao Pensamento Computacional, pois ele contribui no pensamento matemático, auxiliando na autonomia dos estudantes dentro do ambiente escolar. Ademais, a proposta deste livro consiste na construção de uma calculadora na qual dará ao usuário o resultado simultaneamente em Probabilidade e Porcentagem, Tem-se como objetivo de trabalhar os conceitos iniciais básicos do Ensino de Probabilidade. Portanto, a proposta desse material se direciona para os professores de matemática e alunos que queiram trabalhar o Pensamento Computacional e aprender sobre a construção de um aplicativo, ganhando habilidade e aprimorando seu conhecimento. O professor ao utilizar terá o papel de mediador e auxiliador na construção do aplicativo com seu aluno, proporcionando para o mesmo autonomia, liberdade, independência e autossuficiência para pensar nas etapas ou em algo que ele queira acrescentar em uma criação própria. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2568 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Probabilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | App Inventor | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS INICIAIS DE PROBABILIDADE: construção e uso do aplicativo no App Inventor 2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sara Silva livro.pdf | 2.57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/738916/1/Sara Silva livro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: